Nesta sexta-feira (17), a Suframa realiza a segunda edição do ciclo de “Seminários dos Programas Prioritários Capda”, desta vez com foco na bioeconomia amazônica. O evento acontecerá no auditório Floriano Pacheco, na sede da Autarquia, a partir das 9h, com credenciamento, café de boas-vindas e uma série de palestras e painéis voltados ao avanço do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via site
O ciclo de seminários foi concebido com o objetivo de aumentar a transparência sobre os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e fortalecer o papel dos programas prioritários no ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental e do Amapá. A primeira edição, em 9 de outubro, abordou a Indústria 4.0. Agora, a ênfase se volta à bioeconomia amazônica como vetor de desenvolvimento sustentável regional.
PPBio e avanços para a bioeconomia amazônica
A programação será aberta oficialmente às 9h15 com discursos institucionais, seguidos por palestras focadas em resultados e desafios do PPBio. Às 9h30, Carlos Koury (Idesam) dará a palestra “Impactos do PPBio na Bioeconomia da Amazônia Ocidental e Amapá”. Em seguida, às 10h, Dênis Minev, enviado especial para a COP 30, abordará os “Caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável da região Amazônica”.
Às 10h30, Paulo Simonetti (Idesam) trata das “Oportunidades de Inovação Aberta e ESG com a Biodiversidade Amazônica”. Entre 11h e 11h50 haverá o painel “Da Bancada ao Mercado – Desafios e Sucessos de Bionegócios na Amazônia”, que reunirá especialistas, empreendedores e representantes do setor produtivo para debater estratégias de escalonamento de iniciativas com base biológica na região.
O seminário será encerrado às 12h com uma imersão sensorial e um coffee break com produtos amazônicos apoiados pelo PPBio. Essa proposta de finalização busca integrar experiência sensorial com demonstrações concretas de empreendimentos bioeconômicos locais.
Atores estratégicos e papel dos seminários
Para Waldenir Vieira, superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, os seminários são espaços fundamentais de interlocução. O objetivo é aproximar atores estratégicos — empresas, entidades credenciadas no Capda, setor produtivo e órgãos de controle — para consolidar os programas prioritários como ferramentas centrais da competitividade e do desenvolvimento sustentável na Amazônia.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforça que discutir a bioeconomia amazônica é indispensável para fortalecer o modelo Zona Franca de Manaus e ampliar os benefícios da inovação sustentável pela região. “Debater o PPBio é fundamental, pois reforça a importância da bioeconomia como vetor de desenvolvimento sustentável e de inovação para a Amazônia”, afirmou Saraiva.
A atuação do PPBio vem ganhando destaque no planejamento estratégico regional, ao articular recursos, projetos e parcerias focadas no uso sustentável da biodiversidade amazônica. Nesse contexto, eventos como este seminário contribuem para disseminar resultados já alcançados, diagnosticar gargalos e mobilizar agentes em torno de agendas comuns.
Próximos passos do ciclo de seminários Capda
Este segundo seminário fecha a etapa dedicada ao PPBio. A terceira e última edição do ciclo ocorrerá no dia 3 de novembro, quando será apresentado o Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI). Esse encontro será organizado pela Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).
Com essas iniciativas, a Suframa e parceiros buscam reforçar não apenas a visibilidade dos Programas Prioritários Capda, mas também sua efetividade como alavancas de inovação e sustentabilidade na Amazônia Ocidental e Amapá, em especial sob a perspectiva da bioeconomia amazônica.
Leia mais:
Programa Floresta em Pé mobiliza R$ 71,5 mi para reduzir desmatamento no Amazonas
Ex-presidente da Funai é condenado a 10 anos por perseguir servidores
IA contra o desmatamento na Amazônia ajuda a identificar e prevenir crimes ambientais
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

