Na manhã deste domingo (14/01), o Porto de Manaus recebeu o cruzeiro Zuiderdam, com bandeira holandesa, marcando o início da Temporada de Cruzeiros 2023/2024 na capital amazonense. O navio trouxe consigo 2.031 turistas, compostos por 1.260 passageiros e 771 tripulantes, predominantemente vindos dos Estados Unidos, Canadá e Holanda. A recepção foi realizada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, expressou sua satisfação com o retorno da atracação de navios no porto, destacando os benefícios para o desembarque e embarque dos passageiros. Ribeiro acredita que o sucesso da temporada contribuirá para um aumento no número de turistas, resultando em benefícios econômicos para a população local.
“A temporada está sendo um sucesso, os navios voltaram a atracar no porto, o que facilita muito o desembarque e embarque dos passageiros, e com isso nós acreditamos que mais passageiros irão desembarcar, mais passageiros irão vir, deixando mais recursos renda para toda a população amazonense”, ressaltou Ribeiro.
Além das ações para garantir a comodidade dos turistas, a Amazonastur entregou ao comandante do Zuiderdam uma placa de boas-vindas pela primeira visita à cidade de Manaus.
Zuiderdam em Manaus

Após atracar no porto, os turistas seguiram para os principais atrativos turísticos de Manaus, recentemente eleita a terceira capital brasileira mais buscada por visitantes internacionais em janeiro de 2024, segundo a Embratur, vinculada ao Ministério do Turismo. O navio está programado para partir às 17h deste domingo.
O Zuiderdam é o sexto navio internacional da Temporada de Cruzeiros 2023/2024 no Amazonas, que espera a chegada de mais 10 transatlânticos até abril. O estado projeta receber 25 mil turistas de diversas partes do mundo, com previsão de gerar uma receita equivalente a R$ 3,5 milhões.
Relatos de turistas
Uma das turistas, Judith Sheve, de Louisville, nos Estados Unidos, elogiou a grandeza e a receptividade do Amazonas em sua primeira visita. “É minha primeira vez aqui e eu estou realmente encantada, só conhecia o Rio. Eu gosto da chuva, amo a vida selvagem, amo os animais que eu vi até agora. E todas as pessoas são tão amigáveis. Eu amei isso”, disse, entusiasmada.
A artista da República Dominicana, Elizabeth Farinho de Nunez, também expressou sua felicidade por estar no Amazonas e compartilhou sua missão de peregrinação:
“É a segunda peregrinação da nossa mãe e a primeira vez que venho a este bonito país. Esta é minha pintura, sou artista internacional, faço isso por uma missão de saúde. Muito obrigada por nos receber. Estou muito feliz por estar aqui no Amazonas”, ressaltou.
Leia mais:
Dançarina amazonense representará povo Yanomami no carnaval carioca
Boneca Kamélia encanta o carnaval manauara há mais de 80 anos; conheça a história
Cultura e turismo no Amazonas somaram grandes investimentos em 2023
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook