Fruto tem entrada proibida no Amazonas para evitar a disseminação da praga
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu mais de 1,2 tonelada de pimenta-de-cheiro na barreira de vigilância agropecuária de Jundiá, em Rorainópolis (RR). O fruto é considerado um potencial hospedeiro da mosca-da-carambola, praga quarentenária que representa risco para a agricultura brasileira, e tem entrada proibida no Amazonas.
Fiscalização e destino da carga
A apreensão ocorreu durante uma abordagem de rotina, realizada em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr). A carga estava sendo transportada em um caminhão baú de Rorainópolis para Manaus. A ação contou com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). O carregamento foi entregue à Aderr para destinação adequada.
Além da pimenta-de-cheiro, a Adaf também apreendeu 43 quilos de manga no último domingo (23), pelo mesmo risco de contaminação.
Mosca-da-carambola e impacto na agricultura
Embora não ofereça riscos à saúde humana, a mosca-da-carambola pode causar grandes prejuízos à economia, comprometendo a produção e exportação de frutas. A praga já foi detectada no Pará, Roraima e Amapá, e sua dispersão para outras regiões pode impactar significativamente o setor agrícola.
Para conter a ameaça, o Ministério da Agricultura publicou a Portaria nº 776/2025, estabelecendo medidas de vigilância, contenção e erradicação. A norma mantém restrições ao trânsito de frutos de Roraima para o Amazonas, reforçando a necessidade de fiscalização.
Como denunciar suspeitas da praga
A Adaf alerta que todas as cargas de frutas com restrição vindas de Roraima serão apreendidas ou destruídas. Qualquer suspeita de infestação no Amazonas deve ser comunicada imediatamente à agência pelo telefone (92) 99390-1750.
Leia mais:
Pesquisa revela contaminação da água em Parintins por esgoto
Adaf apreende 85kg de queijo ilegal em Tefé; entenda riscos à saúde
Procon-AM apreende 1.800 frascos de desodorante sem procedência
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook