Plataforma retirou 12 conteúdos usados para incentivar garimpo ilegal de ouro na Amazônia
O YouTube removeu 12 vídeos que promoviam a venda ilegal de mercúrio metálico após recomendação do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas. O material era direcionado a pessoas interessadas em usar o produto em garimpos ilegais de ouro na Amazônia.
Conteúdos incentivavam comércio sem autorização
Segundo o MPF, os vídeos tinham grande alcance e eram utilizados para divulgar o comércio do mercúrio sem autorização dos órgãos competentes. A recomendação foi enviada em abril deste ano e integra uma série de medidas para conter a disseminação de conteúdos ilícitos na plataforma.
MPF cobra filtros mais eficazes no YouTube
O procurador da República André Luiz Porreca, responsável pelo caso, destacou que a remoção representa um avanço no combate ao comércio ilegal do produto. O MPF recomendou ainda que o YouTube adote filtros mais eficazes para identificar e bloquear conteúdos que violem direitos fundamentais. O caso segue em investigação por meio de um inquérito civil.
Projeto Rede sem Mercúrio
A ação faz parte do Projeto Rede sem Mercúrio, criado pelo 2º Ofício da Amazônia Ocidental, que atua no enfrentamento à mineração ilegal. A iniciativa já resultou em recomendações e acordos com plataformas de comércio e redes sociais como Mercado Livre, OLX, Facebook, Instagram e B2Brazil.
*Com informações do G1
Leia mais:
PF destrói 16 dragas usadas em garimpo ilegal no AM
PF desmobiliza lavagem de dinheiro de garimpo em Manacapuru e Boa Vista
PF, Ibama e Funai realizam operação de combate ao garimpo ilegal no AM
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

