A aldeia dos Kamayurá, no Mato Grosso, é palco das brincadeiras de Raoni, um garoto de 8 anos que se diverte fazendo cambalhotas e mergulhando na Ipavu, a lagoa sagrada. Em Periquitaquara, no Pará, Pedro, de 12 anos, explora a natureza subindo em açaizeiros e contemplando a floresta encantada. Já em Xapuri, no Acre, Franciele, de 10 anos, equilibra-se em troncos e cipós, sonhando em ser uma atleta olímpica.
Essas histórias, sonhos e momentos de diversão de 15 crianças de seis estados da Região Norte são revelados no livro “Amazônia das Crianças“, uma obra do fotógrafo catarinense Araquém Alcântara. Disponível online, o livro também pode ser solicitado em versão impressa de forma gratuita por instituições interessadas.
O livro

O projeto, dividido em dois volumes, conta com imagens cativantes de Araquém, conhecido por seus mais de 60 livros sobre meio ambiente. Os textos são assinados pelo jornalista Morris Kachani, pelo educador ambiental Zysman Neiman, e as ilustrações são obra do artista Angelo Abu.
O primeiro livro traz narrativas das próprias crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas e urbanas. No segundo volume, essas experiências são contextualizadas com informações históricas, sociais, econômicas e ecológicas.
Objetivos
O objetivo do projeto é inspirar professores da educação infantil a abordar esses temas em sala de aula, promovendo sensibilização para a preservação da maior floresta do mundo e cuidado com seus habitantes. Voltado especialmente para a educação infantil, o material pode ser solicitado por escolas públicas e privadas, organizações não-governamentais e bibliotecas.
O C6 Bank, patrocinador do projeto, disponibilizou a obra para download gratuito, acompanhado de um guia de utilização para professores, em formatos como pdf, ePub para Kindle e Google Play Livros. As instituições interessadas em receber o kit impresso sem custo podem preencher um formulário no site do patrocinador.
Cerca de 2 mil livros serão distribuídos a escolas públicas, incluindo aquelas das comunidades envolvidas no projeto. Além disso, está prevista a realização de encontros de formação de mediação de leitura nas comunidades representadas na obra.
Leia mais:
Residencial que estava em construção há 10 anos será entregue em Manaus
Concurso: Nova fachada do Bumbódromo de Parintins
No Amazonas, 12 municípios recebem royalties de mineração
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook