O Amazonas está passando por um processo de modernização na rede pública de saúde, com reformas e ampliações em diversas unidades. As obras incluem a revitalização de hospitais, ampliação de leitos e melhorias estruturais, buscando oferecer atendimento de maior qualidade para a população.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), coordenam as obras. Ao todo, são 16 intervenções em andamento e diversas unidades já reformadas.
Entre as principais melhorias, estão as reformas no Complexo Hospitalar Sul, que inclui o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu. No 28 de Agosto, foram construídos 48 novos leitos, reformado o laboratório e realizada a modernização das instalações elétricas e hidráulicas. Também foi feita a revitalização da iluminação pública e sinalização da área externa.
A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes está recebendo ampliação para abrir 57 novos leitos, incluindo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital também passará por melhorias no heliponto, laboratório e hospital-dia. A previsão de conclusão é junho de 2026.
O Centro de Saúde Mental, localizado no bairro Planalto, terá sua enfermaria ampliada para 30 leitos e um novo prédio administrativo. A entrega está prevista para julho deste ano.
No Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, foram concluídas reformas no centro cirúrgico, com a revitalização de cinco salas cirúrgicas, ampliação da sala de recuperação pós-anestésica e melhoria dos espaços destinados a equipes médicas e enfermagem.
A Fundação Alfredo da Matta também passou por modernização, com a revitalização do centro cirúrgico e da rede de gases, permitindo a realização de cirurgias dermatológicas de alta complexidade.
Os Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) Alexandre Montoril, Afrânio Soares e Ana Braga também receberam investimentos, com melhorias na climatização. O Hospital e Pronto-Socorro da Criança (Joãozinho) e o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Coroado também passaram por reformas estruturais.
No interior, o Hospital Geral de Nhamundá está sendo totalmente revitalizado para atender a população da região do Baixo Amazonas. Em Manacapuru, a reforma do hospital prevê 112 leitos de enfermaria, 32 de UTI, 12 de apoio cirúrgico e cinco salas de cirurgia, além da construção de uma maternidade e pronto-socorro infantil e adulto.
Em Humaitá, o Hospital Regional recebeu ampliação para 15 leitos de UTI, sendo 10 para adultos e cinco pediátricos. A unidade também passou por reformas estruturais, incluindo melhorias nos sistemas hidráulico e elétrico, ampliação da rede de gases e revitalização da área externa.
O Amazonas também está modernizando o sistema de iluminação pública das unidades de saúde. Com o Programa Ilumina+ Amazonas, estão sendo instalados 1.171 pontos de LED em 21 hospitais, maternidades e unidades de pronto atendimento. A previsão é que a iniciativa seja concluída até maio, com um investimento de R$ 3 milhões.
Leia mais:
Governo inicia repasses para fortalecimento do sistema de saúde no interior
Câmara aprova reforma administrativa em Manaus
Famílias inscritas no CadÚnico podem solicitar antena parabólica gratuita
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook