Novo hemoglobinômetro dispensa furo no dedo e agiliza triagem em Manaus
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) implantou um novo método para verificar a taxa de hemoglobina em doadores de sangue. O exame, realizado antes da coleta, tem como objetivo confirmar se o voluntário não apresenta anemia no momento da doação.
Equipamento não invasivo garante mais conforto
Foram adquiridos quatro hemoglobinômetros de leitura óptica, que realizam a aferição sem necessidade do tradicional furo no dedo. O procedimento é rápido, indolor e mais seguro, proporcionando maior conforto aos doadores.
Segundo a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, a inovação faz parte de uma tendência nacional de modernização dos hemocentros, com foco em um atendimento mais humanizado e eficiente.

Atendimento mais ágil e economia de insumos
De acordo com o diretor técnico da instituição, Sérgio Albuquerque, o novo equipamento também representa um avanço nos fluxos de atendimento. O teste agora poderá ser feito durante a entrevista clínica, eliminando a etapa de pré-triagem separada.
Além de reduzir o tempo de espera, a novidade traz economia na compra de insumos descartáveis e diminui a produção de resíduos infectantes e perfurocortantes.
Treinamento e início do uso dos novos aparelhos
Os profissionais do Hemoam estão passando por treinamento entre os dias 1º e 4 de setembro com a consultora técnica Sachie Terimo. A partir de 8 de setembro, os novos equipamentos já estarão integrados à rotina de triagem.
A aquisição foi realizada por meio de emenda parlamentar, no valor de quase R$ 300 mil.
Leia mais:
Hemoam envia 4,8 mil bolsas de plasma para a Suíça fazer medicamento
Hemoam registra queda nas doações de sangue
Hemoam reforma e amplia farmácia hospitalar
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

