A comunidade Nova Jerusalém do Acará, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã, em Maraã (a 634 quilômetros de Manaus), concluiu sua primeira pesca de pirarucu manejado com apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). A atividade, autorizada em setembro pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resultou na captura de 160 peixes e um faturamento bruto de R$ 57 mil.
A pesca foi acompanhada pela engenheira de pesca Maria José Mendonça e pelo técnico agropecuário Eliakim Pinheiro Amorim. Segundo Maria José, o trabalho teve início em 26 de outubro e foi finalizado em 31 do mesmo mês, quando a cota autorizada foi alcançada.
“Tivemos a participação de 48 pescadores e pescadoras da comunidade, totalizando mais de 9,5 toneladas de pescado e atingindo integralmente a meta estabelecida”, destacou a engenheira.
De acordo com as exigências do Ibama, os peixes capturados foram transportados lacrados a partir da Unidade de Manejo Sustentável de Pirarucu (UMP) e acompanhados de planilhas de monitoramento biométrico, conforme o modelo oficial e as normas da autorização.
Capacitação e boas práticas
O início da pesca manejada é resultado de um processo de capacitação realizado ao longo de 2024. Em setembro, durante a entrega da autorização, o Idam e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promoveram o curso “Monitoramento e Boas Práticas de Manipulação do Pescado”, com foco em monitoramento, higiene e manipulação do pirarucu.
Durante o treinamento, os participantes aprenderam técnicas de pré-beneficiamento, incluindo lavagem, sangria, evisceração e pesagem dos peixes. Foram coletadas informações sobre tamanho, sexo e estádio gonadal, além da demonstração da inserção dos lacres de identificação.

As informações foram registradas por monitores da própria comunidade, que receberam treinamento para manter o controle da atividade de forma sustentável e dentro das normas ambientais.
Com essa ação, a comunidade Nova Jerusalém do Acará consolida um importante passo para o fortalecimento da pesca sustentável no Amazonas, unindo geração de renda, conservação ambiental e valorização do conhecimento local.
Leia mais:
Operação apreende 240 kg de pirarucu ilegal no Amazonas
Idam libera 1ª pesca manejada de pirarucu na RDS Amanã
Governador Wilson Lima amplia apoio à pescadores com equipamentos e crédito
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

