A Prefeitura de Manaus mantém 52 pontos fixos de vacinação contra a raiva para cães e gatos em todas as zonas da capital. A iniciativa faz parte da etapa urbana da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal de 2025 e complementa o trabalho das equipes que seguem realizando visitas domiciliares até 29 de dezembro nos bairros das zonas Norte, Leste, Sul e Oeste.
Conforme balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela coordenação da campanha, 185.105 animais já foram imunizados desde o início da mobilização, em 2 de outubro. Desses, 120.794 são cães e 64.311 são gatos. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand realizam a vacinação de segunda a sábado, no período da manhã.
O gerente do CCZ Manaus, médico-veterinário Rodrigo Araújo, orienta tutores que não conseguem receber as equipes em casa a procurar um dos pontos fixos da campanha, que funcionam em dias e horários variados. A relação completa dos locais está disponível no site da Semsa: www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-de-zoonoses/campanha-de-vacinacao-antirrabica-animal/.
“Esses pontos incluem 49 clínicas veterinárias parceiras da campanha, além de dois centros de convivência e do CCZ Manaus. Eles atendem em diferentes dias e horários, e com isso conseguimos ampliar a oferta e facilitar o acesso dos tutores de toda a zona urbana à vacinação”, informa o gerente.
Rodrigo reforça que a imunização contra a raiva é obrigatória para cães e gatos saudáveis a partir dos três meses de idade. A vacina é gratuita, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e não exige apresentação de documentos. “A vacinação é ofertada o ano todo no CCZ, e reforçada nas campanhas anuais da prefeitura, que acontecem há mais de 40 anos em Manaus, dentro das ações para controle e erradicação da raiva. Graças a esse trabalho, não temos casos de raiva humana na capital desde 1985”, afirma.
Ele lembra que o vírus da raiva pode ser transmitido às pessoas pela saliva de animais enfermos, como cães, gatos, morcegos e outras espécies silvestres, por meio de mordidas, lambidas ou arranhões. “A vacinação dos animais domésticos fortalece a prevenção da infecção também entre os seres humanos. Isso é importante porque se trata de uma doença grave, que não tem cura e é fatal em quase 100% dos casos”, explica.
A campanha deste ano tem como meta vacinar 282.400 animais, sendo 202.400 cães e 80 mil gatos. Antes da etapa urbana, equipes do CCZ imunizaram 6.775 animais nas comunidades terrestres e ribeirinhas da zona rural entre abril e junho, sendo 5.225 cães e 1.550 gatos.
A população pode tirar dúvidas ou buscar orientações sobre a campanha pelos números de WhatsApp (92) 98842-8359 e 98842-8484.
Leia mais:
Manaus vacina 3,6 mil pessoas no Dia D contra Influenza
Ministério da Saúde alerta: ‘Detox vacinal’ não funciona, traz riscos graves e pode configurar crime
Ministério da Saúde aciona Justiça contra médicos antivacina que lucram com desinformação
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

