Ação do Governo do Amazonas visa zerar filas no interior com procedimentos de catarata e pterígio realizados no hospital local.
O mutirão em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) teve início nesta segunda-feira (05/01), marcando uma nova etapa do programa Opera+ Amazonas no interior do estado. A iniciativa, que segue até quarta-feira (07/01), tem como meta realizar 220 procedimentos cirúrgicos, sendo 150 de pterígio e 70 de catarata, devolvendo a qualidade de vida visual aos moradores da região.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
A triagem dos pacientes ocorreu no Ginásio Poliesportivo Nicolau de Souza Belo, onde equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram as avaliações médicas iniciais. Os pacientes considerados aptos tiveram seus procedimentos agendados de imediato para serem realizados no Hospital Deodato de Miranda Leão.
Parcerias fortalecem o mutirão em Autazes
A mobilização é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e o projeto Novo Olhar, idealizado pelo deputado estadual Delegado Péricles, contando ainda com o suporte logístico da prefeitura local.
Para viabilizar a ação, os recursos foram divididos entre verbas diretas da SES-AM e emendas parlamentares destinadas pelo deputado. A Secretaria de Estado também garantiu o fornecimento integral de insumos e medicamentos necessários para o sucesso das operações.
Segundo Nayara Maksoud, secretária de Estado de Saúde, após zerar a fila da Regulação na capital, o foco estratégico voltou-se para os municípios. O objetivo do programa Opera+ Amazonas é ambicioso: realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas em todo o estado, reduzindo drasticamente o tempo de espera.
Descentralização e atendimento humanizado
A secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde da SES-AM, Diana Lima, destacou a importância de levar o serviço especializado até o cidadão. “Estamos levando cirurgias oftalmológicas para mais perto das pessoas, reduzindo tempo de espera e garantindo atendimento digno, seguro e humanizado, sem a necessidade de deslocamento até a capital”, afirmou Diana durante a ação.
O impacto social é imediato, como relata o agricultor Valmir Souza, de 76 anos. Para ele, a realização do mutirão na própria cidade representa segurança e conforto. “Meu maior desejo era realizar essa operação para conseguir enxergar novamente. Esse mutirão vai ajudar muita gente que não tem condições de se deslocar até Manaus”, declarou o paciente.
Antes de chegar a Autazes, a força-tarefa de cirurgias já atendeu a população de Iranduba, Rio Preto da Eva, Parintins, Manacapuru e Presidente Figueiredo, consolidando a política de descentralização da saúde no Amazonas.
Leia mais:
SES-AM muda local de retirada de medicamentos estratégicos; confira o novo endereço
Câmara analisa projeto que prevê entrega domiciliar de medicamentos
Cobertura vacinal contra gripe no AM está em 35,4%
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

