A cidade de Manaus foi acometida por fortes chuvas na tarde desta quarta-feira (6), que causaram transtornos em diversas áreas da capital. Vídeos compartilhados em redes sociais mostram o bairro da Compensa — Zona Oeste de Manaus — alagado devido ao transbordamento do Igarapé da Compensa, na Av. Brasil.
O volume repentino de água alagou casas e paralisou o trânsito na Zona Oeste. Diversos veículos particulares e do transporte público tiveram que parar durante sua viagem, pois as vias alagadas não possibilitavam o deslocamento.
Passageiros de ônibus acabaram ilhados dentro dos veículos, e algumas das principais avenidas da Compensa e Ponta Negra foram bloqueadas. Houve, ainda, relatos de alagamentos no bairro São José Operário e o desabamento de um muro no Tancredo Neves — ambos na Zona Leste de Manaus.
Alerta do Inmet para chuvas
A chuva que atingiu manaus hoje é uma das primeiras da estação de chuvas no estado. Ainda nesta quarta, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas para o Amazonas.
De acordo com o órgão, a estimativa é de 50mm de chuva por dia na quarta e quinta (8), além de fortes ventos que podem chegar a 60km/h. O fenômeno está previsto para ocorrer em municípios do centro, sudoeste, sul e norte do Amazonas.
Além disso, o alerta do Inmet se estende para outros quatro estados da Região Norte: Acre, Rondônia, Tocantins e Pará. O norte do Pará e o Amapá receberam alerta de chuvas fracas.
Prefeitura declara estado de atenção
Em resposta às ocorrências desta tarde, a Prefeitura de Manaus declarou estado de atenção e informou que equipes da Defesa Civil estão de prontidão para registro de ocorrências na Central 199, bem como o plantão habilitado e pronto para fazer atendimento em caso de incidentes relacionados às chuvas.
Leia mais:
Bebidas alcoólicas causam 12 mortes por hora no Brasil, diz Fiocruz
Seduc-AM convoca mais 133 professores aprovados no PSS
Equipe da SSP-AM realiza parto de emergência dentro de helicóptero
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook