O governador Wilson Lima entregou 16 novas viaturas e 1.255 equipamentos que vão reforçar as ações de combate ao desmatamento e às queimadas no Amazonas. Os recursos serão utilizados por equipes da Operação Tamoiotatá e do Programa Floresta em Pé, que atuam em nove municípios e na capital.
“Este ano tivemos uma seca moderada, o que nos ajudou também, junto com todas as Forças de Segurança, a combater esses ilícitos que acontecem no período da estiagem. O que estamos fazendo aqui é um reforço com a entrega desses equipamentos e dessas 16 viaturas”, destacou o governador Wilson Lima.
O Programa Floresta em Pé é resultado de uma cooperação entre os governos do Brasil e da Alemanha, por meio do KfW Banco de Desenvolvimento Alemão, e tem supervisão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), o programa busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e valorizar a floresta por meio da bioeconomia e do controle do desmatamento.
As equipes que receberão os veículos e equipamentos atuam em nove municípios prioritários localizados no chamado “arco do desmatamento e do fogo”: Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Maués, Manicoré, Lábrea, Novo Aripuanã, Tapauá e Canutama.
De acordo com o secretário da Sema, Eduardo Taveira, o investimento representa o fortalecimento da presença do Estado em regiões mais vulneráveis.
“Isso representa a presença do Estado em municípios mais distantes, em especial no sul do Amazonas. É um projeto feito com muito cuidado e com todos os órgãos competentes e é essa estrutura em rede que permite que a gente mantenha o compromisso do governador Wilson Lima com as políticas ambientais”, afirmou o secretário.

Operação Tamoiotatá
Criada em 2021, a Operação Tamoiotatá reúne forças ambientais e de segurança pública em uma ação integrada para conter o desmatamento e as queimadas criminosas no estado. A operação é composta por equipes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Defesa Civil do Amazonas, Sema e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
A operação atua tanto na prevenção quanto na repressão dos crimes ambientais. As ações preventivas incluem campanhas educativas e atividades de conscientização realizadas pela Sema, enquanto as ações repressivas envolvem a presença ostensiva das forças de segurança em áreas críticas, com uso de viaturas e equipes especializadas.
Leia mais:
Amazonas registra menor índice de desmatamento em oito anos
Desmatamento na Amazônia acumula redução de 50% e atinge nível histórico
Prosamin+ será apresentado na COP30 como exemplo global de sustentabilidade
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

