Alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fapeam, desenvolveram sabonetes ecológicos com propriedades antimicrobianas, utilizando o extrato da planta medicinal pimenta-de-macaco. O projeto, coordenado pelo professor Leandro Pereira França, do Programa Ciência na Escola, da Seduc, envolveu a aplicação prática de conhecimentos de química e biologia.
O estudo, amparado pelo Programa Ciência na Escola, da Fapeam, proporcionou aos alunos o aprendizado sobre bactérias, fungos e doenças causadas por microrganismos, além de parcerias com laboratórios da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Leandro França, doutor em Biotecnologia, conduziu o projeto em diversas etapas, desde a preparação dos bolsistas até a realização dos ensaios antimicrobianos. Os resultados indicaram que os extratos da pimenta-de-macaco têm atividade antimicrobiana, o que levou à produção de sabonetes para serem usados na escola, especialmente pelos funcionários na preparação da merenda escolar.
Além de contribuir para o ensino-aprendizagem, o projeto ofereceu aos estudantes uma experiência enriquecedora em pesquisa científica, ampliando seus conhecimentos sobre produtos vegetais e proporcionando uma introdução à iniciação científica.
O Programa Ciência na Escola, criado pela Fapeam, é uma iniciativa destinada a professores e alunos do ensino fundamental e médio em escolas públicas do Amazonas, promovendo projetos de pesquisa científica nas áreas de interesse dos participantes.
Leia mais:
Estudantes do AM participam de Olimpíada de Matemática na Tailândia
Juíza suspende bônus concedido a estudantes do Amazonas no Sisu
MEC pretende pagar até R$ 9,2 mil para estudantes em 3 anos
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook