Um levantamento nacional inédito mapeou os 100 melhores hospitais públicos do país. O estudo, realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conass e o Conasems, serve como fase classificatória para o “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em maio deste ano.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
Embora o estado de São Paulo lidere a concentração de unidades de excelência, abrigando 30 das 100 instituições listadas, o levantamento aponta uma distribuição relevante em outras regiões. O Amazonas, por exemplo, aparece no ranking com 3% das unidades destacadas, empatado com estados como Bahia e Minas Gerais.
Critérios de avaliação e metodologia
A pesquisa analisou o desempenho das unidades entre agosto de 2024 e julho de 2025. Para compor a lista, foram considerados apenas hospitais com assistência 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), seja de gestão federal, estadual ou municipal, e que possuíssem mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH).
Os critérios principais de avaliação incluíram:
-
Acreditação hospitalar: processo voluntário de certificação e avaliação de qualidade.
-
Segurança do paciente: taxas de mortalidade e infecção.
-
Eficiência: disponibilidade de leitos de UTI, taxas de ocupação e tempo médio de permanência dos pacientes.
Hospitais psiquiátricos e unidades de longa permanência não fizeram parte do escopo deste estudo, que focou em hospitais gerais (adulto e pediátrico) e especializados (oncologia, cardiologia, ortopedia e maternidade).
Os melhores hospitais públicos em destaque
Para o médico sanitarista Renilson Rehem, coordenador do trabalho e ex-presidente do Ibross, a iniciativa vai além de uma simples competição. Segundo ele, identificar e divulgar as instituições de destaque é uma estratégia para valorizar o sistema público de saúde.
“O mais importante não é tanto o ranking, mas o destaque dos melhores hospitais. Ao fazer isso, estamos dando uma pauta positiva para os hospitais públicos que normalmente vivem mais com pautas negativas, considerando as dificuldades que enfrentam”, afirmou Rehem à Agência Brasil.
Panorama regional
A predominância de São Paulo no ranking (30%) é justificada pelos realizadores do estudo pelo fato de o estado possuir, em números absolutos e proporcionais, a maior quantidade de hospitais públicos com atendimento integral pelo SUS.
Confira a distribuição geográfica das unidades que compõem a lista dos 100 melhores:
-
São Paulo: 30%
-
Goiás: 10%
-
Pará e Santa Catarina: 7% cada
-
Pernambuco e Rio de Janeiro: 6% cada
-
Paraná: 5%
-
Amazonas, Bahia, DF, Maranhão e Minas Gerais: 3% cada
-
Ceará, Espírito Santo, MS, RS e Tocantins: 2% cada
-
Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe: 1% cada
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Hospital 28 de Agosto celebra 40 anos com semana de atividades em Manaus
Hospital Delphina Aziz passa a fazer parte da Rede Nacional de Hospitais Inteligentes do SUS
Delphina Aziz realiza 1º transplante renal na rede pública do AM
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

