Na última quarta-feira (06), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o Projeto de Lei (PL) n° 689/2023, que cria o Programa Agente Jovem Ambiental, foi aprovado por unanimidade. De autoria do deputado estadual Dr. George Lins (UB), o PL busca abrir caminho para a participação de jovens em projetos sustentáveis no estado.
O deputado Dr. George Lins, autor do projeto, explica os benefícios trazidos pelo programa: “Com o nosso projeto, os jovens agora poderão se engajar de fato em projetos que focam a sustentabilidade, desenvolvendo suas competências, mostrando suas habilidades e marcando muito mais presença no mercado de trabalho, em nome do amor à vida e do respeito ao meio ambiente”, comentou o deputado.
Inclusão social
Um dos pontos centrais do projeto é a inclusão de jovens entre 15 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social em projetos socioambientais, por meio da ações de capacitação para se tornarem multiplicadores da educação ambiental em suas comunidades.
O público-alvo do projeto são os jovens integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais, que estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino ou que já tenham concluído o ensino médio na rede pública.
Ações de educação ambiental
Segundo com o deputado, algumas das ações que poderão ser realizadas pelos jovens integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental são a recuperação de áreas degradadas, apoio à gestão ambiental, defesa de espaços especialmente protegidos, e execução de projetos de educação ambiental, entre outras atividades.
Além da preservação do meio ambiente, a participação no programa também visa a abertura de portas para a inserção dos jovens no mercado de trabalho formal. De acordo com o texto do PL, a visão empreendedora adquirida durante o processo de capacitação pode gerar novas alternativas de emprego e renda.
Com a aprovação do PL n° 689/2023, a proposta agora segue para sanção do governador Wilson Lima.
Leia mais:
Procurador pede a juíza que recuse manifestação da PGE contrária a Luan
Reservas de gás natural do Amazonas atraem investidores
Indígena do AM vira boneca Barbie em coleção especial da Mattel
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

