O Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, recebeu milhares de visitantes na noite de segunda-feira (08/12) para a abertura oficial do projeto “O Mundo Encantado do Natal”, promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A estimativa é que cerca de 20 mil pessoas tenham acompanhado o início da programação, marcada por manifestações de fé, atrações culturais e ações voltadas à economia criativa.
A noite começou com a procissão dedicada à Nossa Senhora da Conceição, que conduziu o público até o presépio instalado no Largo. O momento religioso ganhou destaque com a bênção realizada pelo arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner, ao lado do bispo auxiliar Dom Samuel Ferreira.
Homenagem ao trabalhador Antônio Suricate
A cerimônia prestou tributo a Antônio Paulo Rodrigues de Sousa, conhecido como Antônio Suricate, que morreu durante a montagem da árvore de Natal do Largo. Parintinense e morador de Manaus há 25 anos, ele atuava em produções culturais como marceneiro, cenotécnico e soldador. Sua família recebeu uma homenagem oficial do Governo do Amazonas, representado pelo secretário Caio André, incluindo uma placa que também será afixada no Centro Técnico de Produção Cultural.

Shows, projeções e parada natalina
A Orquestra Damian Musicais abriu as apresentações da noite. Em seguida, uma projeção temática iluminou a fachada do Teatro Amazonas, antecedendo o show da cantora Lucilene Castro. Um dos momentos mais aguardados, a Parada Natalina levou personagens e cenários festivos para o público, especialmente as crianças. A programação encerrou com o espetáculo “Meu Presente de Natal”, de Patrick Johnson.
Durante o evento, o secretário Caio André destacou o impacto social e econômico das atividades:
“É um momento de união, fraternidade e de fazer circular a economia. Muitas famílias sobrevivem disso, trabalham aqui, vendem seus produtos (…) Estamos dando todo o apoio às famílias, mas também fazemos aqui uma justa homenagem ao trabalhador que perdeu a vida”, afirmou.
Feira de Economia Criativa e novas atrações
A Feira Natalina de Economia Criativa também foi aberta oficialmente, reunindo 200 empreendedores em 25 estandes com artesanato indígena, gastronomia, itens gráficos, produtos esotéricos, artigos natalinos e itens geeks. A artesã Eloá Duarte celebrou a participação no evento:
“Estar aqui com nossos artesanatos de crochê é muito importante. (…) nada melhor do que presentear com algo feito pelas mãos dos nossos artesãos”, disse.
A Secretaria de Cultura disponibilizou ainda a Lojinha de Natal, com produtos exclusivos, e ampliou o circuito natalino com o Cinema Natalino, voltado ao público infantil, além das ações do Mania de Ler, com atividades de incentivo à leitura e espaço para fotos temáticas.
Segundo Oiana Couto, gerente do programa, “O Mania de Ler vem trazer a literatura para um evento que reúne as famílias. É uma oportunidade de sair um pouco do celular, sentar, ler junto, viver esse momento”.
Entre as famílias presentes, Camila Moura destacou a experiência com as filhas:
“Está tudo maravilhoso. (…) A gente aproveitou a tarde para elas se divertirem e ficou encantado com o presépio e com todo o cuidado na organização.”
Além do Largo de São Sebastião, o Mundo Encantado do Natal segue com atividades na Fábrica do Papai Noel, no Centro Cultural Palácio da Justiça, e na Vila do Natal, na Casa das Artes. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas pelo site oficial do evento. A programação no Largo continua até 6 de janeiro de 2026.
Leia mais:
Natal Inclusivo no Amazonas com evento acessível no Palácio Rio Negro
Manaus inicia Natal nas Águas com entrega de cestas a comunidades ribeirinhas
Balsa natalina leva maior Natal flutuante a 45 comunidades de Manaus
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

