quinta-feira, dezembro 11, 2025
36.3 C
Manaus
InícioGeralSaúdeExumação investiga morte de bebê durante cirurgia no Amazonas

Exumação investiga morte de bebê durante cirurgia no Amazonas

Publicado em

Publicidade

O corpo do bebê Pedro Henrique Falcão, de 1 ano e 7 meses, passou por exumação nesta quinta-feira (11) após solicitação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). A investigação apura as circunstâncias da morte ocorrida durante uma cirurgia no Hospital Municipal Eraldo Neves Falcão, em Presidente Figueiredo, no interior do estado.

A mãe da criança, Stefany Falcão Lima, afirma que o filho morreu após receber uma dose elevada de anestesia durante o procedimento. Ela relata que acompanhou toda a intervenção cirúrgica e que o anestesiologista Orlando Calendo Ignacio Astampo aumentou a quantidade de medicamentos quando a sedação inicial não teve efeito. Minutos depois, segundo Stefany, o menino sofreu queda acentuada na saturação, piorou rapidamente e não resistiu. O óbito foi registrado no dia 11 de novembro.

O delegado Valdinei Silva, do 37º Distrito Integrado de Polícia (DIP), explicou que o pedido de exumação foi necessário porque nenhuma perícia havia sido realizada no corpo e o hospital não comunicou a morte às autoridades.

“A gente tá fazendo as oitivas no decorrer dessa semana das pessoas e da família. Também foi requisitada essa exumação para que se possa fazer um exame mais detalhado. A gente solicitou uma urgência e será feito perícia para colher mais provas”, afirmou.

A advogada da família, Doracy Queiroz de Oliveira Neta, reforçou que o procedimento é fundamental para reunir elementos que possam agilizar o inquérito.

Mãe relata falhas durante procedimento

De acordo com Stefany, o bebê havia procurado atendimento inicialmente por dores no ouvido na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde exames apontaram quadro de fimose. Dias depois, a criança retornou à unidade e foi encaminhada ao hospital para avaliação e cirurgia.

Durante o procedimento, a mãe afirma que houve falha na ventilação e demora para solicitar apoio.

“Ao notar que a saturação e os sinais vitais de meu filho estavam caindo progressivamente, e percebendo a inércia do anestesiologista em buscar ajuda adequada, eu mesma pedi para a enfermeira do centro cirúrgico chamar o pediatra da unidade. O anestesiologista não pediu ajuda de forma proativa”, disse.

Documentos obtidos pelo g1 indicam que o pediatra chegou à sala e tentou reanimar a criança. Durante o atendimento, ele perguntou ao anestesiologista quais medicações haviam sido aplicadas, mas não recebeu resposta imediata. O registro aponta ainda que a sala não tinha estrutura adequada para pacientes pediátricos.

Anestesiologista pediu exoneração após o caso

O diretor clínico do hospital, Daniel Mota, informou que o anestesiologista atuava na unidade desde 2020 ou 2021, após processo seletivo. Ele destacou que o médico solicitou exoneração depois do episódio.

“A nossa função é dar todos os esclarecimentos possíveis. Inclusive a mãe já tem acesso a prontuários, à documentação, a relatórios da equipe que participou do procedimento do paciente. Foi uma decisão dele em pedir exoneração. A gente já tem outro anestesista na unidade. Segundo ele, não tinha mais condições, até mesmo psicológicas, de continuar na unidade e ele mesmo pediu a exoneração”, declarou.

Leia mais:
Morte de bebê em cirurgia no Amazonas gera suspeita sobre anestesia
Caso Benício: Polícia amplia investigação após acareação entre médica e técnica
Defesa muda versão sobre morte de Benício e cita broncoaspiração na UTI

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui. 

 

Últimas Notícias

Agentes de IA prometem gestão autônoma de dados para governos

Agentes de IA surgem como a solução definitiva para destravar a eficiência no setor...

Prescrição do PCC: Falha do Estado encerra processo histórico contra Marcola e 174 réus

Entenda como a prescrição do PCC em uma das maiores ações penais de São...

Ex-presidentes presos marcam cenário político da América Latina

Fenômeno que se intensificou na América Latina nas últimas décadas, revelando crises institucionais, investigações...

Moraes solicita perícia oficial antes de decidir sobre cirurgias de Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro terá que passar por uma perícia médica oficial da Polícia...

Mais como este

Agentes de IA prometem gestão autônoma de dados para governos

Agentes de IA surgem como a solução definitiva para destravar a eficiência no setor...

Prescrição do PCC: Falha do Estado encerra processo histórico contra Marcola e 174 réus

Entenda como a prescrição do PCC em uma das maiores ações penais de São...

Ex-presidentes presos marcam cenário político da América Latina

Fenômeno que se intensificou na América Latina nas últimas décadas, revelando crises institucionais, investigações...