quinta-feira, dezembro 11, 2025
30.3 C
Manaus
InícioDestaquesMoraes determina perda de mandato de Zambelli e anula votação da Câmara

Moraes determina perda de mandato de Zambelli e anula votação da Câmara

Publicado em

Publicidade

Decisão afirma que perda de mandato é automática após condenação criminal com trânsito em julgado.

A perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi determinada nesta quinta-feira (11) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também anulou a votação realizada na Câmara dos Deputados um dia antes. O plenário havia rejeitado a cassação da parlamentar, condenada a 10 anos de prisão pelo STF, mas Moraes afirmou que a deliberação ocorreu em clara violação à Constituição.

Na decisão, o ministro reforçou que a Câmara não tem poder para rever a perda de mandato quando há condenação criminal definitiva.
“Na presente hipótese, em respeito à Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do parágrafo 3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO, ou seja, editar ato administrativo vinculado”, escreveu.

Segundo Moraes, a votação que manteve o mandato de Zambelli violou princípios constitucionais.
“Trata-se de ATO NULO, por evidente inconstitucionalidade, presentes tanto o desrespeito aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, quanto flagrante desvio de finalidade”, afirmou.

Com isso, Moraes determinou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse ao suplente da deputada no prazo de 48 horas. O ministro também pediu ao presidente da Primeira Turma do STF, Flávio Dino, que agende sessão virtual nesta sexta-feira para que os demais ministros decidam se confirmam ou rejeitam sua decisão.

Perda de mandato: motivos apontados por Moraes na decisão

Ao justificar a anulação da deliberação da Câmara, Moraes apresentou fundamentos que sustentam a perda de mandato automática em casos de condenação criminal com trânsito em julgado. Entre os pontos destacados estão:

• desde 2012, o STF entende que parlamentares condenados definitivamente perdem o mandato de forma automática, já que seus direitos políticos ficam suspensos
• desde 2017, o entendimento foi reforçado para casos em que a pena é cumprida em regime fechado sem possibilidade de trabalho externo durante o período da legislatura
• em situações como a de Carla Zambelli, a Constituição estabelece que cabe ao Poder Judiciário determinar a perda do mandato, restando à Mesa da Câmara apenas declarar a decisão
• a votação da Câmara foi considerada nula por violar a Constituição ao manter o mandato de uma parlamentar condenada criminalmente com sentença definitiva.

Câmara rejeitou cassação, mas votos foram insuficientes

A votação no plenário da Câmara, realizada na quarta-feira (10), terminou com 227 votos favoráveis à cassação da deputada, número inferior aos 257 votos necessários.

A perda de mandato de Zambelli já havia sido determinada pelo STF como consequência direta da condenação por comandar invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça. A pena de 10 anos de prisão se tornou definitiva em junho.

Apesar disso, a Câmara rejeitou o parecer que recomendava a cassação, contrariando a decisão do STF. Para Moraes, a atitude afrontou o entendimento constitucional, que prevê a suspensão dos direitos políticos após o trânsito em julgado da condenação. Com os direitos suspensos, a pessoa não pode exercer mandato eletivo, votar ou ser votada enquanto durar a pena.

Leia mais:
Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli
Ministério Público da Itália é favorável à extradição de Carla Zambelli
Carla Zambelli faz greve de fome contra extradição; leia carta

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

Últimas Notícias

Trump lança Visto Gold Card com residência nos EUA por US$ 1 milhão

Gold Card é a aposta central da nova administração americana para reformular a atração...

Carlos Bolsonaro renuncia no Rio e confirma disputa ao Senado por SC

Após sete mandatos na Câmara Municipal do Rio, vereador oficializa saída para concorrer em...

EUA interceptam e confiscam petroleiro na costa Venezuelana

Ação reacende conflitos diplomáticos após declarações de Donald Trump ligando a carga ao Irã,...

Câmara de Manaus encerra 2025 com avanços em habitação, sustentabilidade e defesa do consumidor

Legislativo Municipal apresenta balanço anual com 852 projetos tramitados, economia milionária em gestão sustentável...

Mais como este

Trump lança Visto Gold Card com residência nos EUA por US$ 1 milhão

Gold Card é a aposta central da nova administração americana para reformular a atração...

Carlos Bolsonaro renuncia no Rio e confirma disputa ao Senado por SC

Após sete mandatos na Câmara Municipal do Rio, vereador oficializa saída para concorrer em...

EUA interceptam e confiscam petroleiro na costa Venezuelana

Ação reacende conflitos diplomáticos após declarações de Donald Trump ligando a carga ao Irã,...