Iniciativa busca zerar fila de processos de paternidade e atender famílias sem condições de arcar com custos
O governador Wilson Lima anunciou o início do programa “Meu DNA”, que vai oferecer 2,5 mil exames de DNA gratuitos no Amazonas. A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, o Governo de São Paulo e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com foco em reduzir a fila de processos de investigação de paternidade que aguardam solução na Justiça.
Exames garantem direito à identidade
Segundo o governo estadual, o objetivo do programa é assegurar a crianças e adolescentes o direito fundamental de ter sua identidade reconhecida. Para Wilson Lima, a iniciativa representa um marco de cidadania.
“Estamos garantindo a essas famílias e, principalmente, a crianças e adolescentes, o direito fundamental à identidade, de saber sua origem. Isso é cidadania e humanidade, e mostra o compromisso do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça em olhar para quem mais precisa”, afirmou o governador.
Atendimento a famílias em vulnerabilidade
O programa foi criado para atender, principalmente, famílias que não têm condições de custear o exame, reduzindo desigualdades e ampliando o acesso à Justiça. Além de agilizar processos, a medida pretende dar mais segurança jurídica e emocional às famílias envolvidas.
*Com informações do G1 Amazonas
Leia mais:
Escolher o DNA dos filhos: avanço ou perigo?
Convênio permitirá realização de 2,5 mil exames de DNA gratuitos
Mutirão ‘Eu Tenho Pai’ faz exames de DNA para reconhecer paternidade no AM
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

