terça-feira, junho 25, 2024
24.8 C
Manaus
InícioGeralSociedade"Não há democracia com fome", diz Lula em discurso na OIT

“Não há democracia com fome”, diz Lula em discurso na OIT

Publicado em

Publicidade

Nesta quinta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da justiça social e da preservação ambiental durante o fórum inaugural da Coalizão Global para a Justiça Social, evento da 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, Suíça.

Discurso de Lula na OIT

Em seu discurso, Lula afirmou que a qualidade do trabalho no mundo precisa ser melhorada, e que foi à OIT com isso em mente:

“Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça na desigualdade. Por isso, aceitei o convite do diretor-geral Gilbert para co-presidir a Coalizão Global para a Justiça Social. Ela será instrumental para implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, afirmou.

Precarização do Trabalho

O presidente apontou problemas persistentes como a informalidade, a precarização e a pobreza, e afirmou que “o número de pessoas em empregos informais saltou de aproximadamente 1,7 bilhão, em 2005, para 2 bilhões neste ano.”

Como solução, Lula defendeu uma nova relação entre capital e trabalho para reduzir as desigualdades sociais:

“Recuperar o papel do Estado como planejador do desenvolvimento é uma tarefa urgente. A mão invisível do mercado só agrava desigualdades”, disse.

Ele também abordou a necessidade de taxar os super-ricos e enfatizou que justiça social e a luta contra desigualdades são prioridades na presidência brasileira do G20. “Estamos discutindo como promover uma transição justa e utilizar as tecnologias emergentes para melhorar o universo laboral.”

Questão ecológica

Além disso, Lula abordou a importância da preservação ambiental para o bem-estar dos cidadãos e defendeu uma abordagem integrada para enfrentar as mudanças climáticas. “As florestas tropicais não são santuários para o deleite da elite global, tampouco podem ser tratadas como depósitos de riquezas a serem exportadas.”

O presidente também falou sobre a importância de combinar a transição ecológica com a digital, alertando para a necessidade de políticas que garantam que os benefícios da inteligência artificial sejam amplamente distribuídos:

“A inteligência artificial transformará radicalmente nosso modo de vida. Teremos que atuar para que seus benefícios cheguem a todos e não apenas aos mesmos países que sempre ficam com a parte melhor.”

Coalizão Global para a Justiça Social

Lula encerrou seu discurso com uma fala sobre a Coalizão Global para a Justiça Social e defendendo uma participação mais equitativa dos países em desenvolvimento nas instituições de governança global:

“A coalizão que estamos lançando hoje será uma ferramenta central para construir uma transição com justiça social, trabalho decente e igualdade.”

A Coalizão Global pela Justiça Social, lançada no ano passado, já conta com mais de 250 membros, incluindo governos, organizações de trabalhadores e empregadores, e diversas outras entidades.

A Conferência Internacional do Trabalho, que ocorre anualmente, reúne os 187 Estados-membros da OIT e, neste ano, vai de 3 a 14 de junho. A delegação brasileira inclui representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros da sociedade civil e sindicatos. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, juntou-se ao grupo na última segunda-feira (10).

Leia mais:
45% da população brasileira tem acesso a saúde bucal; meta do governo é 70%
Ministro Juscelino Filho é indiciado pela PF por suposto desvio de verbas enquanto deputado
Após confusões, Câmara aprova projeto que suspende deputados que brigarem

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Como é feito o translado das alegorias do Festival de Parintins?

O Festival de Parintins, em sua 57º edição, é o maior espetáculo a céu...

Inscrições abertas: Detran-AM oferece cursos de formação gratuitos

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou que a Escola Pública de...

O que fazer em caso de reação adversa a cosméticos? Anvisa explica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um informe de segurança para alertar...

Wilson Lima inicia instalação de entreposto da ZFM em São Borja

Nova estrutura logística da Zona Franca de Manaus visa impulsionar negócios com países vizinhos...

Mais como este

Como é feito o translado das alegorias do Festival de Parintins?

O Festival de Parintins, em sua 57º edição, é o maior espetáculo a céu...

Inscrições abertas: Detran-AM oferece cursos de formação gratuitos

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou que a Escola Pública de...

O que fazer em caso de reação adversa a cosméticos? Anvisa explica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um informe de segurança para alertar...