Operação mira suposto esquema de favorecimento em provas da UERR e serve de alerta para instituições no Amazonas
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (14), a Operação Meritum, que investiga um suposto esquema de fraude em vestibulares de medicina e concursos públicos da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Ao todo, 9 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Boa Vista, incluindo a sede administrativa da universidade.
As investigações apontam indícios de manipulação de resultados, com favorecimento de candidatos por meio de acesso privilegiado às provas e direcionamento de vagas. Além disso, a Justiça autorizou a quebra de sigilo telemático e o afastamento de servidores da UERR, assim como a abertura de uma sindicância administrativa para apurar irregularidades funcionais.
O caso chama atenção de gestores e estudantes do Amazonas e demais estados da região Norte, já que evidencia a necessidade de maior fiscalização em processos seletivos e concursos públicos estaduais. Especialistas alertam que irregularidades desse tipo podem comprometer a credibilidade de instituições de ensino e prejudicar candidatos de forma injusta.
A UERR, por meio de nota intitulada “Transparência, Responsabilidade e Compromisso com a Verdade”, reafirmou que colabora com todas as instâncias de controle e auditoria e destacou o compromisso com a preservação institucional e a credibilidade da universidade.
Não é a primeira vez que a universidade é alvo da PF: em agosto de 2023, a operação Harpia apreendeu R$ 3,2 milhões em dinheiro vivo escondidos em sacos de lixo, envolvendo suspeitas de pagamento de propina. Já em abril de 2025, mandados foram cumpridos contra o ex-reitor Regys Freitas e o atual gestor Cláudio Travassos, investigados por suspeita de desvio de mais de R$ 100 milhões em licitações.
Leia mais:
MPF investiga faculdade em Tabatinga por suspeita de emitir diplomas falsos
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

