Considerada a maior experiência tecnológica em internet, games, educação e empreendedorismo, a Campus Party Amazônia aconteceu em Manaus na última semana e recebeu cerca de 50 mil pessoas e 368 palestrantes nos cinco dias de evento.
Com apoio do Governo do Estado, o evento, que ocorreu no Studio 5, contou com arena de games, exposição de trabalhos científicos, competições de gastronomia, talks de empreendedorismo e cursos de capacitação. Um dos destaques da Campus Party foi a criação de pratos gastronômicos em impressoras 3D.
A segunda edição em Manaus está prevista para acontecer entre os dias 9 e 13 de outubro de 2024, segundo o CEO da Campus Party, Tonico Novaes. “Os resultados dessa edição mostram que a CP Amazônia chegou para ficar”, disse.
CPAmazônia: inovação tecnológica e gastronomia criativa
Os alunos Jancirclei Rodrigues de Souza Santos e Jefferson Ferreira de Oliveira, da Escola Bernardo Ramos de Gastronomia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), conquistaram o segundo lugar na Printer Chef, uma competição que uniu gastronomia e tecnologia. O desafio era criar pratos utilizando alimentos produzidos em impressoras 3D.
Na competição, os alunos tiveram um workshop sobre como criar alimentos com as impressoras, realizado pela Startup Bio Edtech.
Neste ano, os chefes precisavam utilizar ingredientes típicos da região amazônica na composição dos pratos. O vencedor da edição manauara vai ter a oportunidade de disputar a final nacional na próxima edição da Campus Party Brasil, que deve acontecer em 2024.
Ideias inovadoras
A Universidade Estadual do Amazonas (UEA) também esteve presente no evento apresentando ideias inovadoras, como o projeto de nautimodelismo da equipe Jaraqui, referência nacional.
A equipe Urutau Aerodesign também apresentou o seu projeto de extensão que participou da maior competição aeronáutica do Brasil, a SAE Brasil Aerodesign. A Liga Acadêmica de Concretos Especiais, que visa incorporar conhecimento sobre as mais novas tecnologias, também ocupou um espaço no estande da UEA.
Foram expostos os projetos da equipe Leviatã – projeto da EST voltado para a inovação, desenvolvendo soluções para um futuro mais limpo através da energia solar; o Grupo de Estudos Aplicados à Robótica que promove o desenvolvimento de seus membros por meio da concepção e execução de projetos de controle e automação; e, por fim, Baja UEA – projeto formado por alunos que constroem veículos off-road de alto desempenho. A equipe acumula o total de 7 vezes a melhor do Norte.
Leia mais:
Campus Party Amazônia: evento inédito em Manaus trará inovações tecnológicas
Vocalista do Iron Maiden, é destaque em palestra na Campus Party Amazônia
Manaus vai receber Campus Party Amazônia em outubro
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook