Em reunião realizada em Brasília, o governador do Amazonas, Wilson Lima, reforçou o compromisso com a preservação ambiental no processo de pavimentação da BR-319. O encontro, que contou com os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Transportes, Renan Filho, discutiu o modelo de governança para a rodovia, essencial para integrar Manaus ao restante do Brasil.
“A estrada é fundamental, especialmente em crises como a seca, mas nosso objetivo é garantir o direito básico de ir e vir, respeitando as condicionantes ambientais”, destacou o governador.
A pavimentação do “Trecho do Meio” da rodovia (km 250 ao km 655,7) possui Licença Prévia, mas a emissão da Licença de Implantação depende de um plano de governança que assegure medidas como passagens de fauna, fiscalização ambiental e criação de Unidades de Conservação.
Uma nova reunião sobre o modelo de governança está prevista para janeiro de 2025, avançando na conciliação entre preservação ambiental e desenvolvimento logístico para a região.
Leia mais:
Quatro municípios da BR-319 concentram extração ilegal de madeira no AM
Manaus lidera a exportação no Amazonas; Destaque para a soja, madeira e minérios.
Amazonas realiza 186 prisões por crimes ambientais
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook