O governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira (18/09), os principais projetos que o Governo do Amazonas apresentará durante a COP 30 – Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro, em Belém. Entre as prioridades estão a captação de investimentos internacionais, o fortalecimento da bioeconomia amazônica e a valorização do papel estratégico da Amazônia na agenda climática global.
“Temos a maior extensão de floresta contínua do mundo. Vamos apoiar a criação de fundos internacionais e apresentar o plano de bioeconomia do Amazonas, que estará pronto até novembro para ser discutido na COP 30”, afirmou Wilson Lima.
O Amazonas participará da Zona Azul, espaço oficial destinado a chefes de Estado e delegações internacionais. Na agenda, já estão confirmados encontros com representantes do Banco Mundial, BID, GCF-TF, KFW e com os governos da Noruega, Alemanha e Reino Unido.
Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o Amazonas será apresentado como referência mundial em políticas sustentáveis. “O Estado já mantém 97% da cobertura natural preservada e investiu R$ 1 bilhão em cadeias produtivas como castanha, óleos, pesca, turismo comunitário e concessões florestais com transparência”, destacou.
Outras ações em andamento incluem o Plano Amazonas 2030, que tem como meta alcançar o desmatamento líquido zero até 2030.
Grupo de Trabalho COP 30
Wilson Lima também anunciou a criação do Grupo de Trabalho COP 30, que será vinculado ao Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais. O objetivo é coordenar, estruturar e consolidar as propostas prioritárias que o Amazonas levará para a conferência.
Leia mais:
Wilson Lima propõe carta de governadores para COP-30
Lula diz que vai convidar Trump para COP-30
Maioria dos manauaras acredita que STF é parcial e que Bolsonaro é perseguido, diz pesquisa
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

