Prefeito de Manaus, David Almeida, afirma que reavaliará alianças para 2026 e aponta impasses institucionais como fator decisivo para reposicionamento.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta quarta-feira (17) uma mudança estratégica em sua postura política, afirmando ter recuado de apoios anteriormente sinalizados. Em entrevista à rádio BandNews, o chefe do Executivo municipal declarou que o cenário eleitoral está indefinido e que todas as possibilidades de aliança serão reavaliadas. “Eu recuei, realmente recuei. O jogo, posso dizer, está aberto”, afirmou o prefeito.
Relação com o Governo do Estado e impasses institucionais
Durante a entrevista, David Almeida diferenciou sua relação pessoal com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), das questões administrativas. Embora mantenha um bom convívio pessoal, o prefeito destacou divergências no campo institucional que precisam ser sanadas para que haja avanço em diálogos políticos.
Segundo o gestor municipal, existem pendências em acordos firmados entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “A minha relação com ele é a melhor possível, nunca foi ruim. Agora, a gente tem problema de ponto de vista institucional”, pontuou. Almeida condicionou futuras conversas políticas à resolução desses problemas administrativos.
Antecipação de apoio e liberação de aliados
O prefeito também fez uma autocrítica sobre a antecipação de seu apoio ao senador Omar Aziz (PSD) para a disputa ao governo estadual em 2026. David Almeida avaliou que declarar suporte com tanta antecedência acabou enfraquecendo sua posição nas negociações. Apesar de reafirmar a amizade e parceria com o senador, que enviou recursos para a capital, Almeida disse que seu apoio foi dado como certo muito cedo.
“Eu antecipei demais o meu apoio. Meu apoio passou a ser assim, quem sabe até descartado. Então agora eu vou valorizar o meu apoio”, explicou.
Diante deste novo cenário, o prefeito informou que liberou seus aliados para dialogarem livremente com outros grupos políticos, reforçando que não se considera “dono de ninguém”. Ao final, reiterou o peso político de sua gestão na capital amazonense como fiel da balança para as próximas eleições.
Leia mais:
Prefeitura de Manaus promove curso gratuito sobre ChatGPT
Prefeitura de Manaus remove mais de 6 toneladas de cabos no centro
Prefeitura de Manaus lança solicitação on-line do Cartão PassaFácil 60+ com entrega em casa
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

