A Operação da PF (Polícia Federal), deflagrada na manhã desta quinta-feira (18), resultou na prisão de mais de 40 suspeitos de envolvimento com uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação, denominada “Coalizão”, ocorreu simultaneamente no Amazonas e em outros seis estados, visando desarticular a estrutura financeira de facções que atuam em rotas estratégicas da Região Norte.
Além das prisões, as equipes policiais cumpriram mandados judiciais que determinaram o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias dos investigados, enfraquecendo o poder econômico do grupo criminoso.
Abrangência nacional da Operação da PF
A terceira fase da Operação Coalizão mobilizou forças de segurança em uma grande ofensiva. Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de prisão. As diligências ocorreram em Manaus e Parintins, no Amazonas, além de municípios no Pará, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Amapá e Rio de Janeiro.
No detalhamento das prisões, as autoridades informaram que:
-
32 detenções estão diretamente ligadas ao crime organizado;
-
Seis prisões referem-se a homicídios;
-
Duas prisões são por tráfico de drogas;
-
Duas prisões tratam-se de recaptura de foragidos.
Durante as ações, também foram registradas quatro prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e uso de documento falso. Foram apreendidas porções de maconha, cocaína e três armas de fogo.
Integração no combate ao crime
A Operação da PF contou com a colaboração da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA) e do Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF/NIP). Segundo as investigações, os alvos integram um grupo envolvido não apenas com o tráfico, mas também com extorsões e ataques violentos contra agentes de segurança pública.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, atendendo a uma representação da FICCO/PA e recurso do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Pará (GAECO). A força-tarefa reforça a estratégia de integração entre a Polícia Federal, Polícia Civil e Secretarias de Administração Penitenciária para o enfrentamento interestadual das facções.
Leia mais:
Quatro toneladas de drogas são incineradas em Manaus em grande ação policial
Avião que caiu em represa no Amazonas estava com mais de 500 kg de drogas
Gaeco investiga grupo que enviava drogas do Amazonas para outros estados
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

