O Governo do Amazonas confirmou que os serviços essenciais do Estado permanecerão ativos no feriado do Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20/11), e também na sexta-feira (21/11), quando foi decretado ponto facultativo como medida de contenção de despesas da administração pública.
Atendimento social e serviços da Sejusc
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) manterá em funcionamento os atendimentos do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), no Parque 10, e a Casa Abrigo, que operam 24 horas. Já os PACs das zonas Leste, Oeste, Centro-Sul e Norte — São José, Via Norte, Compensa, Alvorada, Leste, Parque 10 e Studio 5 encerram expediente nesta quarta (19/11) e retomam na segunda (24/11).
Assistência Social e funcionamento das cozinhas populares
A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) informou que as unidades do programa Prato Cheio não abrirão na quinta-feira (20/11). Na sexta (21/11), durante o ponto facultativo, cozinhas e restaurantes funcionarão normalmente, enquanto no sábado (22/11) apenas as cozinhas estarão abertas.
Os sete centros de convivência da Seas estarão fechados nos dias 20 e 21, reabrindo na segunda.
Segurança Pública
As centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º DIPs e as delegacias especializadas — DEHS, DECCM (zona Centro-Sul/PLV), Depca e Deaai atuarão em regime de plantão 24 horas.
As unidades DERFV e DERFD também estarão disponíveis para registros de suas áreas específicas. Ocorrências podem ser registradas ainda na Delegacia Virtual.
A Polícia Militar manterá o policiamento ostensivo na capital. Em emergências, a população pode acionar os números 190 (PM) e 193 (Bombeiros).
Rede estadual de saúde
A Secretaria de Saúde (SES-AM) garantiu atendimento contínuo nas 25 unidades de urgência e emergência do Estado. Prontos-socorros adultos e infantis, SPAs de todas as zonas da capital e as UPAs Campo Sales e José Rodrigues funcionarão normalmente.
As sete maternidades estaduais também manterão atendimento 24 horas, assim como o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
Em todo o interior, os hospitais municipais funcionarão em regime de plantão. A SES-AM manterá apoio com ambulâncias terrestres e UTI aérea para remoção de pacientes.
Fundações de saúde
As fundações estaduais também terão horários diferenciados:
-
Hemoam: coleta de sangue das 7h às 18h; urgência/emergência em funcionamento.
-
FMT-HVD: urgência/emergência mantidas; ambulatórios voltam na segunda.
-
FCecon: radioterapia, quimioterapia e consultas de oncologia ocorrem normalmente; setores administrativos retornam na segunda.
-
Cepcolu, Ambulatório da Dor e Laboratório de Análises Clínicas: atendimento apenas na sexta (21/11), das 7h às 18h.
-
Fundação Francisca Mendes e Fundação Adriano Jorge: cirurgias de urgência mantidas; ambulatórios retornam segunda.
-
Fundação Alfredo da Matta: cirurgias eletivas conforme agenda; atendimentos retornam segunda.
Ambulatórios e policlínicas
Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e policlínicas voltam ao atendimento na segunda (24/11). Esses serviços não funcionam em feriados, fins de semana e pontos facultativos.
Trânsito e educação
O Detran-AM suspenderá os atendimentos entre os dias 20 e 23 de novembro, retornando na segunda. Cursos dos Centros de Formação de Condutores ocorrerão normalmente.
Na educação, não haverá aulas nem expediente administrativo nas escolas estaduais durante o feriado prolongado.
Cultura
Os espaços culturais terão operação diferenciada:
-
Teatro Amazonas:
-
Quinta (20/11): 9h às 13h
-
Sexta (21/11): 9h às 17h
-
-
Museu do Seringal: fechado na quinta; visitação na sexta das 9h às 15h
-
Galeria do Largo: funcionamento normal, das 15h às 20h
-
Fechados nos dias 20 e 21: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça
-
Palacete Provincial e Biblioteca Pública: fechados de 20 a 22 de novembro
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

