A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), confirmou um caso de coqueluche em uma criança menor de um ano na capital, Manaus. O alerta epidemiológico sobre o caso está disponível no site oficial da FVS-RCP, através do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM).
Coqueluche: Doença Grave e Prevenível
A coqueluche, também conhecida como tosse convulsa, é uma doença altamente contagiosa, particularmente perigosa para crianças pequenas. Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, reforça a importância da vacinação, especialmente em crianças menores de dois anos, como medida eficaz de prevenção. “A vacina não apenas previne a coqueluche, mas também oferece imunidade contra outros vírus”, enfatiza Amorim.
Esquema Vacinal e Reforço da Vigilância
O alerta epidemiológico destaca a necessidade de intensificação das campanhas de vacinação pelas secretarias municipais de saúde. O esquema vacinal primário para coqueluche inclui três doses da vacina Pentavalente, administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida, seguidas pelos reforços com a vacina DTP, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunização.
A FVS-RCP também recomenda que os profissionais de saúde estejam atentos para notificar casos suspeitos e realizar a coleta de amostras para testes de PCR em tempo real, visando o diagnóstico preciso e rápido da doença.
Situação Atual no Amazonas
Entre 2022 e 2024, o Amazonas registrou cinco casos de coqueluche, com quatro ocorrências em 2022 e uma em 2023. Desde o final de julho de 2024, a SES-AM e a FVS-RCP têm reforçado a necessidade de intensificar as ações de imunização e vigilância epidemiológica, conforme detalhado na Nota Técnica nº41/2024, disponível no site da FVS-RCP.
A vacinação é essencial para proteger as crianças e a comunidade em geral contra a coqueluche, uma doença que pode ser controlada por meio de uma cobertura vacinal adequada.
Leia mais:
Processo seletivo seleciona 300 vacinadores em Manaus
Ministério da Saúde alerta quanto à disseminação do Oropouche
AM tem alta de febre oropouche em meio a dengue e Covid
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook