terça-feira, junho 25, 2024
24.8 C
Manaus
InícioAmazôniaMeio AmbienteSeca: sobe para 12 o número de municípios em situação de emergência...

Seca: sobe para 12 o número de municípios em situação de emergência no AM

Publicado em

Publicidade

Subiu para 12 o número de municípios do Amazonas em estado de emergência por conta da seca dos rios. De acordo com a Defesa Civil, 32 cidades estão em situação de atenção e 15 em situação de alerta devido à vazante dos rios.

O secretário da pasta, Francisco Máximo, afirmou, nesta quinta-feira (21), que 100 mil pessoas estão sofrendo as consequências da estiagem no estado. Segundo Francisco, quando o município entra em situação de emergência ele já está passando por danos econômicos e sociais.

“A primeira resposta já está sendo dada pelo município, ele nos comunica, e, à medida em que há uma evolução desse desastre, o Estado entra como apoio para atender essas demandas oriundas desses municípios”, disse.

Danos

Mais de 300 alunos da rede pública de ensino já foram afetados pela vazante. Com o esvaziamento do rio, os barcos escola não conseguem transportar os alunos até a sala de aula. Porém, a previsão do Governo do Estado é que pelo menos 20 mil crianças, nos próximos 30, 40 dias, fiquem ser ter acesso à escola.

Seca no Amazonas: Sem canais de água para chegar às escolas, estudantes aprendem, na prática, que a vazante ‘severa’ é um fenômeno amazônico inevitável.
Seca dos rios tornou inviável acesso de estudantes a escolas no interior do Amazonas (Foto: Eduardo Cavalvante/Secom)

A baixa diária dos rios em 35 cm também vai afetar o transporte de cargas no estado, conforme a estimativa da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (Abac). Os dados mostram que a seca pode reduzir a capacidade de transporte em 40% em duas semanas e até 50% até outubro.

Os produtos que vão sofrer maior impacto são os mais pesados, como alimentos (arroz, congelados e resfriados), cimento, metais, cerâmica, porcelanato e fertilizantes.

Suframa e PIM afetados pela seca

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) se reuniram nesta quinta-feira (21) para buscar soluções para os efeitos negativos provocados pela vazante dos rios para o Polo Industrial de Manaus (PIM).

De acordo com a pasta, a ideia é planejar ações para prevenir e combater o problema da navegabilidade nos rios da região, que atingem diretamente o transporte de insumos e produtos para as empresas do Polo Industrial. Com isso, o objetivo é evitar que o setor industrial sofra tanto com o aumento do custo desses transportes na região, durante o período da seca.

Foto: Agência Cenarium/reprodução

“O problema de navegabilidade em alguns pontos apresenta dificuldades de passagem dos navios com a carga da indústria, porém, já recebemos a garantia da Capitania dos Portos de que, apesar da situação estar no estágio de vazante, não é um estado crítico, não existe a possibilidade de restrição de passagem dos navios”, afirmou Lúcio Flávio, presidente executivo do Cieam.

Operação Estiagem 2023

No último dia 15, o governador Wilson Lima decretou Situação de Emergência Ambiental e lançou a Operação Estiagem 2023, que terá investimento de de R$ 100 milhões e vão envolver cerca de 30 órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado.

A Defesa Civil e o Ciclo de Gestão de Desastres estão atuando em cinco fases de atuação para combater as consequências da seca.

Leia mais:
Seca ‘esvazia’ rios e salas de aula no Amazonas
Governo do AM decreta emergência ambiental e anuncia Operação Estiagem 2023
Seca dos rios afeta viagens de barco e causa desabastecimento no Amazonas

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Como é feito o translado das alegorias do Festival de Parintins?

O Festival de Parintins, em sua 57º edição, é o maior espetáculo a céu...

Inscrições abertas: Detran-AM oferece cursos de formação gratuitos

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou que a Escola Pública de...

O que fazer em caso de reação adversa a cosméticos? Anvisa explica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um informe de segurança para alertar...

Wilson Lima inicia instalação de entreposto da ZFM em São Borja

Nova estrutura logística da Zona Franca de Manaus visa impulsionar negócios com países vizinhos...

Mais como este

Como é feito o translado das alegorias do Festival de Parintins?

O Festival de Parintins, em sua 57º edição, é o maior espetáculo a céu...

Inscrições abertas: Detran-AM oferece cursos de formação gratuitos

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou que a Escola Pública de...

O que fazer em caso de reação adversa a cosméticos? Anvisa explica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um informe de segurança para alertar...