O município de Parintins será a sede do 2º Seminário de Arqueologia: Patrimônio, Legislação e Pesquisas, promovido pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). O evento acontece entre os dias 22 e 25 de outubro.
O seminário tem o apoio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
2º Seminário de Arqueologia
O evento acadêmico pretende reunir pesquisadores, docentes, discentes e representantes de instituições científicas da região amazônica e de outras partes do Brasil em um debate sobre o patrimônio arqueológico e a integração entre profissionais da área.
De acordo com a coordenadora da atividade, Clarice Bianchezzi, doutora em Antropologia com área de concentração em Arqueologia, o seminário representa um marco para a consolidação da formação arqueológica no interior do estado.
“A realização do 2º Seminário de Arqueologia em Parintins é importante para a aproximação da comunidade acadêmica com o tema e as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nesta área de conhecimento no Amazonas. Essa segunda edição contribui sobremaneira para a formação inicial dos futuros arqueólogos e para o incentivo de pesquisas nesta área, que sempre atua de forma multidisciplinar”, afirmou a pesquisadora.
Além disso, ela explica que o evento também tem papel fundamental na valorização do patrimônio arqueológico do estado,e que amplia o incentivo a estudos contínuos sobre os bens arqueológicos e os povos originários que os produziram ao longo do tempo.
Temas e programação do evento
Entre os temas em destaque do seminário, estão:
- a legislação que rege as pesquisas arqueológicas no Brasil;
- Arqueologia Amazônica;
- arqueobotânica;
- estudos de cerâmica;
- arte rupestre.
As atividades relacionadas aos temas do Seminário contemplam oficinas experimentais que aproximam a prática arqueológica do cotidiano acadêmico e estimulam o diálogo interdisciplinar com áreas como história, geografia e pedagogia.
A programação inclui uma conferência de abertura, com o arqueólogo Eduardo Góes Neves, diretor do MAE-USP, Professor Titular de Arqueologia Brasileira do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, e coordenador do Laboratório de Arqueologia dos Trópicos (Arqueotrop), uma referência em estudos arqueológicos na Amazônia.
O seminário também terá três mesas-redondas sobre legislação e pesquisas arqueológicas, arqueologia amazônica e arqueologia experimental, um minicurso de análise de cerâmica arqueológica, um minicurso sobre arte rupestre com parte prática de teste de pigmentos e painel temático para apresentação de pesquisas desenvolvidas no CESP/UEA.
“A conferência de abertura será marcante, por contar com a participação de Eduardo Goes Neves, que iniciou as pesquisas na região na década de 1980 e ajudou na elaboração do primeiro curso de Arqueologia ofertado pela UEA”, destacou Clarice Bianchezzi.
Também será realizada uma mesa temática sobre Arqueologia Indígena, com a participação de pesquisadores indígenas do Pará e de Pernambuco, além de duas exposições com vestígios arqueológicos, que permitirão ao público conhecer parte do acervo utilizado nos estudos realizados no curso de Arqueologia da do CESP/UEA.
As inscrições para o evento são feitas pela plataforma Even3, disponível pelo link: https://www.even3.com.br/ii-seminario-de-arqueologia-patrimonio-legislacao-e-pesquisa-624263/
*Com informações de assessoria
Leia mais:
UEA entra no top 5 de universidades estaduais mais influentes nas redes sociais
Telessaúde na Amazônia: UEA promove seminário internacional para conectar tecnologia e cuidado
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

