O presidente Lula e o estadunidense Donald Trump estarão no Sudeste Asiático nesta semana, participando da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS). Apesar de não confirmada, existe a expectativa de uma reunião presencial entre os dois presidentes na Malásia, onde estarão no fim de semana.
Lula visita Indonésia e Malásia
Lula embarcou para a Indonésia nesta terça-feira (21), onde iniciará uma agenda de reuniões bilaterais com os países anfitriões da Cúpula da Asean (Indonésia e Malásia). De acordo com o governo, o Brasil busca uma aproximação política com os países da região e a possibilidade de expansão do comércio bilateral.
“É uma oportunidade de encontro e reunião com diversos líderes mundiais, já que todos os grandes países têm algum tipo relação com a Asean e participam da cúpula”, observou o embaixador Everton Frask Lucero, que é diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Palácio Itamaraty.
A primeira parada da comitiva brasileira, a Indonésia, é também um dos países que foram integrados ao Brics em janeiro de 2025. De acordo com o Itamaraty, a visita serve como reafirmação da colaboração entre Brasil e Indonésia. Lula deve se encontrar com o presidente indonésio, Prabowo Subianto.
Brasil na Asean
É a primeira vez que um líder brasileiro é convidado para a Cúpula da Asean. O bloco reúne 10 países e receberá um novo membro durante esta cúpula; juntos, os países somam pouco mais de 680 milhões de habitantes e representa uma grande oportunidade de mercado para produtos brasileiros.
O bloco de cooperação econômica e política é formado por Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Brunei, Laos, Mianmar, Vietnã, Camboja e, a partir desta cúpula, pelo Timor Leste, o mais novo membro do grupo.
Além de Donald Trump, Lula deve se encontrar com outros líderes mundiais convidados. Até agora, o presidente brasileiro tem agenda confirmada com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.
Leia mais:
Lula nomeia Boulos ministro da Secretaria-Geral da Presidência
STF retoma julgamento de núcleo 4 da trama golpista; até agora, somente núcleo 1 foi condenado
China vê o Brasil como “maior parceiro” e amplia foco em logística, IA e desdolarização
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

