A crise em torno da secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, ganhou novos capítulos após a revelação de áudios em que a dirigente afirma que o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), de R$ 58,8 milhões, teria recebido aval do Ministério da Cultura para apoiar campanhas eleitorais em 2024.
Nas gravações, feitas por um ex-aliado e registradas em cartório, Moura exige que o comitê de cultura do Amazonas privilegie “artistas parceiros combinados na política” e cita nomes da cúpula do MinC como avalistas de sua demanda. Ela também chega a reclamar da falta de empenho do comitê em sua campanha a vereadora de Manaus, em que acabou derrotada.
O Ministério da Cultura (MinC) nega as acusações, afirma que a conversa “nunca ocorreu” e promete adotar medidas jurídicas. A pasta determinou a suspensão das atividades e o bloqueio temporário de recursos do comitê amazonense para apuração de possíveis irregularidades.
Anne Moura é fundadora do Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia (Iaja), ONG escolhida para coordenar o comitê cultural no estado e beneficiária de R$ 1,9 milhão em recursos públicos. O instituto chegou a republicar peças de campanha da secretária em redes sociais, em desacordo com orientações do próprio ministério, que proibia conteúdo de cunho político-partidário.
Em nota, a dirigente petista afirmou que suas falas podem ter sido retiradas de contexto e acusou seu ex-aliado de tentar “macular sua imagem”. O MinC, por sua vez, reiterou que a seleção das ONGs seguiu critérios técnicos e destacou que Anne não integra formalmente a estrutura do comitê.
O caso expõe tensões dentro do PT no Amazonas e levanta dúvidas sobre o uso político dos comitês culturais, iniciativa anunciada por Lula desde a pré-campanha de 2022 e considerada uma das vitrines de seu governo na área da cultura.
*Com informações do Estadão
Leia mais:
Trump e Lula devem se reunir na próxima semana, confirma governo brasileiro
Lula deve anunciar Boulos para ministério e abrir caminho para disputa ao Senado
Na ONU, Lula lidera diálogo sobre ação climática e preservação de florestas
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

