Pesquisa nacional ouviu 2.020 eleitores e aponta vantagem de Bolsonaro sobre Lula, mas petista supera outros nomes da direita
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria um empate técnico com Jair Bolsonaro que está inelegível e Michelle Bolsonaro, ambos do PL, em eventuais cenários de primeiro turno nas eleições de 2026. É o que indica levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (24).
O que diz a pesquisa
Cenários de 1º turno
No primeiro cenário de 1º turno testado pela pesquisa desta terça-feira (24), Bolsonaro aparece com 37,2% das intenções de voto, enquanto Lula registra 32,8%. Apesar da vantagem numérica do ex-presidente, os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro do levantamento.
No segundo cenário, Luiz Inácio Lula da Silva também empata dentro a margem de erro com Michelle Bolsonaro com 33,5% e 30,2% respectivamente.
O Instituto de pesquisa testou ainda um 3º cenário, em que Lula fica aparece com 34,0% ficando à frente do atual governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) que tem 24,3% das intenções de voto.

Cenários de 2º turno
Em um dos cenários traçados pelo Instituto Paraná, o ex-presidente Bolsonaro aparece com 46,5% superando Lula, que que soma 39,7%.
Se a disputa fosse entre Lula e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, eles teriam um empate técnico, dentro da mergem de erro. O números seriam 44,4% de Michelle contra 40,6% de Lula.
Outra opção levantada na pesquisa foi uma disputa presidencial entre Lula e Eduardo Bolsonaro que também aparecem empatados tecnicamente com 41,6% contra 39,1% respectivamente.
Se as opções de voto fossem Lula e Ratinho Junior (PSD) governador do Paraná, mais uma vez aparece empate. Os números são 41,2% de Lula contra 37% de Ratinho.

O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e ouviu 2.020 eleitores em todo o Brasil, entre os dias 18 e 22 de junho de 2025.
O levantamento foi realizado de forma presencial com eleitores acima de 16 anos, distribuídos proporcionalmente entre regiões, gênero, idade, escolaridade e nível econômico. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
*Com informações da CNN
Leia mais:
Datafolha: Lula lidera 1º turno, mas empata com Bolsonaro e Tarcísio no 2º
Ao STF, Bolsonaro nega que Marinha tenha colocado tropas à disposição de um golpe
Empresários franceses prometem a Lula investir R$ 100 bi no Brasil
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

