O Parque Rio Negro, localizado no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus, comemora 10 anos de inauguração com uma programação cultural gratuita, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O evento acontece em dois dias: neste domingo (27/04) e na próxima quarta-feira (30/04), com shows de toadas, atrações locais, feira de empreendedorismo, atividades esportivas e apresentações voltadas ao público infantil.
Atrações confirmadas para o domingo (27/04)
A abertura da comemoração será com o projeto #Toadas, apoiado pelo Governo do Amazonas. O sambista Uendel Pinheiro, um dos idealizadores do “boi dá samba”, inicia a programação às 16h.
O público vai curtir uma seleção de toadas históricas dos bois Caprichoso e Garantido, com a participação dos toadeiros Tony Medeiros, Júnior Paulain, Renato Freitas, Carlinho do Boi, Carlos Batata, Paulinho Viana, Lucilene Castro e Márcia Siqueira.
Quarta-feira (30/04) terá feira, shows e aulão de ritmos
A programação de quarta-feira inclui:
- Feira do Produtor da ADS
- Bazar das Empreendedoras
- 17h às 18h – DJ Thiago
- 18h às 19h – Aulão de ritmos com o professor André Andrade
- 19h às 20h – Grupo Resistência da Toada
- 20h às 20h30 – Bolero com Leno Santos
- 20h30 – Banda da Marinha
- 21h – Furacão do Calypso
Durante os dois dias, haverá também atividades do projeto Mania de Ler, com a Central de Arte e Educação, voltadas ao público infantil.
Parque Rio Negro: espaço de lazer, cultura e cidadania
Inaugurado em 30 de abril de 2015, o Parque Rio Negro é um marco do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Com 36.590 m², o espaço está inserido em uma área de recuperação ambiental às margens do Igarapé São Raimundo, entre a ponte Fábio Lucena e a rua Rio Branco.
A primeira revitalização do parque aconteceu em 2021, durante a gestão do governador Wilson Lima, com melhorias como pintura de quiosques, substituição de brinquedos do playground, limpeza dos canais de drenagem e reforma da academia ao ar livre.
Hoje, o parque conta com:
- Pista de caminhada e corrida com 1.750 metros
- Playground infantil
- Áreas para ginástica ao ar livre
- Espaços para apresentações culturais e esportivas
O espaço recebe eventos musicais, shows teatrais, apresentações de dança, palhaços, malabaristas e ventríloquos, além de atividades como zumba, corrida e treinos funcionais.
Compromisso com a cultura e o lazer
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, a comemoração reforça o papel social do espaço:
“Esses 10 anos mostram o compromisso do Governo do Estado em criar e manter espaços públicos que promovem o lazer, a cultura e a convivência das famílias amazonenses”, destacou.
Leia mais:
Prefeitura de Manaus destina mais de R$ 4 milhões ao setor cultural pelo Pnab
Artesã indígena do Amazonas ganha destaque internacional
Peças de artesanato indígena brilham em desfiles de Nova York e Milão
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

