Nesta sexta-feira, 25 de outubro de 2024, o nível do Rio Negro em Manaus desceu quatro centímetros, atingindo 12,46 metros, conforme medição da régua do Porto de Manaus. A descida ocorre após 11 dias seguidos de elevação e um dia de estabilidade. De 13 a 23 de outubro, o nível do rio apresentou uma subida constante, mas estabilizou na quinta-feira (24/10) em 12,50 metros. Em 12 de outubro, o rio registrou seu menor nível em 122 anos: 12,26 metros.
Oscilações e previsão de seca no Amazonas
Apesar das recentes subidas, o nível do Rio Negro ainda é considerado muito baixo, reforçando as previsões do Serviço Geológico Brasileiro de que a seca no Amazonas não chegou ao fim. Segundo especialistas, é necessário analisar a bacia amazônica como um todo para entender melhor o processo de recuperação dos rios.
“Ainda é cedo para dizer que o processo de vazante encerrou, pois precisamos avaliar a bacia como um todo. A região do Rio Solimões, por exemplo, está passando por um processo de recuperação, com subidas em Tabatinga, na parte média da bacia, e em Manacapuru. Além disso, há previsão de chuvas para os próximos sete dias”, afirmou Jussara Cury, superintendente regional de Manaus. “Já na parte sul do estado, o Rio Madeira voltou a apresentar oscilações e a descer, assim como o Alto Purus. Na parte norte, na região de São Gabriel da Cachoeira, foram observados declínios no início da semana”, completou.
Falta de chuvas impede o fim da vazante
Um dos principais fatores que dificultam o fim da vazante é a falta de chuvas consistentes e bem distribuídas, tanto nas regiões de cabeceira quanto na parte central da bacia amazônica. Para que o ciclo de cheia se inicie, é essencial que as chuvas alcancem todas as regiões afetadas.
Seca no Amazonas afeta mais de 800 mil pessoas
Até quinta-feira, 24 de outubro de 2024, a seca severa no Amazonas já afetou 200.131 famílias, totalizando 800.480 pessoas em situação de dificuldade, conforme aponta o Boletim Estiagem, do Governo do Amazonas. Todos os 62 municípios do estado declararam situação de emergência.
Leia Mais:
Rio Negro continuará secando pelos próximos 15 dias
Imagens de satélite mostram impacto da seca no Lago Tefé
David Almeida decreta emergência em Manaus devido à seca do Rio Negro
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook