Na segunda-feira, 27 de novembro, o prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou o programa “Morar Melhor” como parte dos esforços da cidade para abordar questões de habitação social. O programa, lançado no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, tem como objetivo beneficiar 4 mil famílias, somando-se às 4.680 unidades habitacionais já contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida.
Durante a solenidade, o prefeito destacou o papel fundamental do senador Eduardo Braga na obtenção de investimentos para a cidade, estimando um investimento de mais de 800 milhões de reais. Ele ressaltou que o programa representa o maior esforço habitacional na história da prefeitura, abordando a geração de empregos e a redução do déficit habitacional em Manaus.
Como funcionará o Morar Melhor
O programa “Morar Melhor” será coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) e se concentrará em melhorias nas moradias de famílias de baixa renda que vivem em assentamentos urbanos informais. A meta inicial é contemplar 1,2 mil residências ainda este ano nos bairros Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e São José, na zona Leste.
Os serviços incluem reformas abrangentes, como troca de piso, portas, janelas e banheiros.
“O programa Morar Melhor é um programa que atua em áreas regulares ou que estão em processo de regularizações. Então, a secretaria identifica aquelas habitações precárias, faz o cadastro, pede autorização do morador, e depois será feita a intervenção com a reforma daquela moradia. Para este ano, teremos intervenção na Colônia Antônio Aleixo, no Puraquequara e também no São José, e para o próximo ano, estamos avaliando qual será a aplicação do Reurb”, explicou o titular da Semhaf, Jesus Alves.
Fundo de Arrendamento Residencial
As novas unidades habitacionais, financiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Minha Casa, Minha Vida, terão varanda e biblioteca.
Além do “Morar Melhor”, a prefeitura também anunciou programas para a construção de empreendimentos habitacionais populares, com a aprovação de 4.680 unidades pelo governo federal na semana passada. O senador Eduardo Braga destacou que essas unidades incluem moradias para pessoas de baixa renda, enquadrando-se na Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, e mil unidades destinadas a áreas de risco, em cooperação com o programa de calamidades da Defesa Civil Nacional.
Leia mais:
Prefeitura e governo federal firmam convênio de R$ 78 milhões
Governo Federal libera R$ 30 milhões para obras em igarapés de Manaus
Prefeitura realiza Parada Natalina na zona rural de Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

