A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou as contas do exercício financeiro de 2021 da gestão do prefeito David Almeida. A decisão foi tomada durante sessão ordinária e teve como base o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que avaliou a prestação de contas e recomendou sua aprovação.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que formaliza a aprovação foi apresentado pela mesa diretora da CMM e passou por votação e promulgação no plenário. A medida reforça o entendimento dos vereadores sobre a responsabilidade fiscal da atual administração municipal.
Para David Almeida, o resultado representa a confirmação do compromisso da Prefeitura de Manaus com a correta aplicação dos recursos públicos e com a melhoria dos serviços oferecidos à população. “Em 2021, iniciamos a nossa administração tendo pela frente grandes desafios como a maior crise sanitária da nossa história, que foi a Covid-19. Apesar disso, com muito trabalho e tendo ao lado servidores comprometidos, conseguimos virar a página e iniciar a mudança da nossa cidade. Queremos e vamos seguir construindo uma cidade melhor para todos graças ao trabalho que é feito diariamente pela nossa gestão. Esse é o nosso compromisso com os manauaras”, afirmou.
O vereador Eduardo Alfaia destacou que a aprovação das contas demonstra transparência administrativa e responsabilidade com o orçamento público. “Após esse parecer do Tribunal de Contas, fica confirmada a transparência e a responsabilidade que o prefeito David Almeida tem com as contas públicas do ano de 2021. Desde o primeiro dia da gestão, o prefeito sempre teve como premissa assegurar responsabilidade e transparência com cada centavo do erário municipal. O prefeito sempre se preocupou em aplicar da maneira correta e responsável, atendendo, sobretudo, as necessidades da nossa população e buscando sempre o melhor para a cidade de Manaus”, declarou.
Entre as recomendações apontadas pelo TCE-AM para o exercício analisado, está a ampliação de vagas em creches municipais. A gestão de David Almeida avançou nesse aspecto e encerrou 2024 com mais de 10,4 mil vagas, sendo mais de 5.200 criadas durante o atual governo.
O vereador Gilmar Nascimento enfatizou a relevância do parecer técnico na análise do Legislativo. “Apreciamos um parecer prévio do TCE-AM, que é o órgão competente para julgar as contas dos gestores. Eles forneceram os elementos suficientes para que possamos formar esse juízo de valor. O TCE é um órgão que tem essa responsabilidade e competência”, afirmou.
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

