quinta-feira, fevereiro 5, 2026
28.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadeAmazônia recebe primeiro prêmio Nobel de sustentabilidade no Teatro Amazonas

Amazônia recebe primeiro prêmio Nobel de sustentabilidade no Teatro Amazonas

Publicado em

Publicidade

Aconteceu na noite de segunda-feira (27) a cerimônia de entrega do 1º Prêmio United Earth Amazônia, o Prêmio Nobel Verde. O evento foi realizado no Teatro Amazonas e contou com a presença do rei Roberto Carlos, que foi homenageado junto com seu fiel parceiro, Erasmo Carlos (in memorian), pela música ‘Amazônia’.

Foram premiados seis projetos em sustentabilidade e música, com a presença do diretor executivo da United Earth, Marcus Nobel, sobrinho de Alfred Nobel, o mesmo que criou o prêmio Nobel internacional.

A ideia é tornar o Prêmio United Earth Amazônia uma referência como acontece com o Prêmio Nobel, para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do planeta, tendo o bioma Amazônia como uma diretriz e salvaguarda.

Os organizadores pretendem realizar uma cerimônia anual e levar a iniciativa para outras cidades do mundo, de forma que se torne um prêmio global com características de cada localidade.

O anfitrião da noite, Marcus Nobel, destacou o sonho que o United Earth Amazônia representa para sua família e para a sociedade, tendo como objetivo a melhoria do mundo como um todo.

“Meu pai criou o United Earth faz exatamente 50 anos, e estamos aqui para inaugurar um verdadeiro prêmio Nobel verde, e no coração da Amazônia vendo isso acontecer, é histórico, e o que a gente quer fazer é criar um foco no que nos une como seres humanos e grande parte do objetivo desse prêmio é unir as pessoas”, explicou Nobel.

Segundo Rubenson Chaves, representante institucional da LCTM BrandBuilder e da United Earth na Amazônia, Manaus foi escolhida e anunciada como sede, em outubro do ano passado, por ser a “Capital da Amazônia”.

“Começamos a falar de projetos e a Amazônia virou o centro da nossa discussão e começamos a falar do United Earth e do Marcus Nobel, e durante toda a discussão, percebemos que o consumidor de hoje em dia, os jovens de hoje em dia, estão cada vez mais conectados com o planeta, com o que eles comem, com as marcas e projetos que impactam o planeta, e daí surgiu a criação do Prêmio Nobel Verde”, completou Chaves.

Os premiados

Na área de Artes e Música, os premiados são o cantor e compositor, Roberto Carlos, e Erasmo Carlos, falecido em novembro do ano passado, pela contribuição que ambos fizeram, por meio de sua obra musical, à conservação da Amazônia. Erasmo Carlos foi representado pelo seu filho Leonardo Esteves.

Na área de ESG (responsabilidade socioambiental e governança), os seis projetos premiados foram:

  • 1) “Vaga-Lume”, na área Educacional, desenvolvido para atender as crianças das comunidades rurais da Amazônia;
  • 2) “Sataré-Mawé, projeto de Eco-Etnodesenvolvimento que busca a independência econômica por meio da bioeconomia sustentável do guaraná pelas comunidades do Amazonas;
  • 3) “Sakaguchi Agroflorestal”, projeto de aprimoramento e disseminação do agroflorestal gerando desenvolvimento social e econômico da comunidade de imigrantes japoneses e da região;
  • 4) “Braziliando”, projeto que desenvolveu a integração entre turistas e os povos tradicionais da Amazônia por meio da inovação em tecnologia de turismo de base comunitária;
  • 5) “Rede Mulheres do Maranhão”, projeto que promove a inclusão social e econômica por meio do empoderamento das mulheres para o empreendedorismo a partir do cultivo e subprodutos do babaçu;
  • 6)“Projeto Pamine – Renascer da Floresta”, desenvolvido pela comunidade indígena Paiter Suruí para devolver à floresta o que dela for retirado.

Os premiados receberam uma escultura no formato de uma esfera com seis lados, relacionados com os valores da United Earth, cada um deles representando o homem com seus braços, conectando com a fauna, flora, ar, água, recursos naturais, e com toda a humanidade, integrados e entrelaçados em uma única peça.

Leia mais:
Explicando: Prêmio United Earth Amazônia

Últimas Notícias

ANP autoriza Petrobras a retomar perfuração na Foz do Amazonas com novas exigências

A perfuração na Foz do Amazonas poderá ser retomada pela Petrobras após uma decisão...

Lei do Licenciamento Ambiental entra em vigor e reacende debate sobre a BR-319

A Lei Geral do Licenciamento Ambiental entrou em vigor na quarta-feira (04/02), após o...

Ufam convoca aprovados na 1ª chamada da lista de espera do PSC 2026

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação...

TCE-AM lança programa inédito para fortalecer a educação no Amazonas

Programa Educação no Amazonas aposta em atuação preventiva e orientação aos municípios A educação no...

Mais como este

ANP autoriza Petrobras a retomar perfuração na Foz do Amazonas com novas exigências

A perfuração na Foz do Amazonas poderá ser retomada pela Petrobras após uma decisão...

Lei do Licenciamento Ambiental entra em vigor e reacende debate sobre a BR-319

A Lei Geral do Licenciamento Ambiental entrou em vigor na quarta-feira (04/02), após o...

Ufam convoca aprovados na 1ª chamada da lista de espera do PSC 2026

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação...