O Partido Liberal (PL) informou, nesta quinta-feira (27), a suspensão imediata da remuneração e de todas as atividades partidárias do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi divulgada por meio de um informativo oficial da sigla, que justificou a medida como um cumprimento estrito da legislação vigente, citando a condenação do ex-mandatário.
Até o momento, Bolsonaro ocupava o cargo de “presidente de honra” do partido. No comunicado, a legenda detalhou os fundamentos jurídicos para o afastamento.
“Infelizmente, por decorrência da lei e em razão da suspensão dos direitos políticos do nosso presidente de honra, Jair Bolsonaro, as respectivas atividades partidárias de nosso líder estarão igualmente suspensas, inclusive a sua remuneração, enquanto perdurarem os efeitos do acórdão condenatório”, declarou o partido, citando a Lei 9096/95 e processos específicos da Justiça Eleitoral.
A situação legal de Jair Bolsonaro
A suspensão ocorre em um cenário de agravamento da situação jurídica do ex-presidente. Jair Bolsonaro cumpre pena desde a última terça-feira (25) em regime fechado na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Ele já estava detido preventivamente no local desde o sábado anterior (22).
A condenação, que resultou em uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão, refere-se ao inquérito que investigou a participação do político em um plano de golpe de Estado no país.
Bolsonaro filiou-se ao PL em 2021. Anteriormente, ele havia deixado o extinto PSL, sigla que se fundiu ao Democratas para formar o atual União Brasil. Com a decisão desta quinta-feira, o vínculo administrativo e financeiro entre o ex-presidente e o PL fica interrompido por tempo indeterminado.
*Com informações da CNN
Leia mais:
STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro após voto de Zanin; placar é de 3 a 0
Escada, curiosidade e surto: Bolsonaro muda versões sobre tornozeleira
STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro após audiência de custódia
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

