Candidatos poderão usar o melhor desempenho das últimas três edições do Enem para disputar mais de 270 mil vagas no ensino superior público
O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma oficial e as novas diretrizes para o Sisu 2026. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada começarão no dia 19 de janeiro e seguirão até o dia 23 de janeiro. O processo será realizado exclusivamente pela internet, por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
Esta edição marca um momento histórico para o programa e será a maior em número de instituições participantes. Ao todo, 136 universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica ofertarão 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos de graduação em todo o país.
Calendário e funcionamento do Sisu 2026
A inscrição no Sisu 2026 é totalmente gratuita. Os estudantes interessados poderão selecionar até duas opções de curso e devem indicar a ordem de preferência. O processo seletivo ocorrerá em uma única etapa de inscrição.
Confira as datas essenciais divulgadas no edital
-
Período de inscrições 19 a 23 de janeiro de 2026.
-
Resultado da chamada regular 29 de janeiro de 2026.
-
Matrícula nas instituições A partir de 2 de fevereiro de 2026.
-
Manifestação de interesse na lista de espera 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026.
As vagas serão preenchidas seguindo a ordem de classificação dos candidatos. Aqueles que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera durante o período estipulado.
Novidade sobre o uso de notas de edições anteriores do Enem
A principal mudança para quem vai disputar uma vaga no Sisu 2026 é a flexibilidade na utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. A partir desta edição, o sistema passará a considerar o resultado das três últimas provas do Enem (2023, 2024 e 2025).
O sistema calculará automaticamente a nota da edição que resulte na melhor média ponderada para o candidato, conforme os pesos estabelecidos para a opção de curso desejada. Caso ocorra empate nas médias ponderadas, o critério de desempate considerará a edição do Enem na qual o estudante obteve a maior nota em uma das disciplinas, seguindo a ordem de prioridade do edital.
Para participar, é obrigatório que o candidato não tenha zerado a redação em nenhuma das edições válidas e que não tenha participado na condição de “treineiro” (estudante que ainda não concluiu o ensino médio e faz a prova apenas para autoavaliação).
Aplicação da Lei de Cotas no Sisu 2026
O Sisu 2026 segue rigorosamente as diretrizes de inclusão. Os candidatos concorrem inicialmente na modalidade de ampla concorrência. Após essa etapa de classificação, será observada a reserva de vagas conforme a Lei de Cotas.
Isso inclui a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. As instituições também podem oferecer ações afirmativas próprias. Para concorrer nessas modalidades, o estudante deve preencher o cadastro socioeconômico e sinalizar as opções de reserva de vagas desejadas no momento da inscrição.
Confira o cronograma do Sisu

Leia mais:
UFAM recebe apresentação do Immersive Design Challenge 2026 e fortalece inovação no Amazonas
Matrículas 2026 e o início do calendário escolar em Manaus
10ª parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga e beneficia nascidos em janeiro e fevereiro
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

