No Amazonas, o número de menores de 16 anos casadas, em 2022, aumentou em 58%, comparado aos anos anteriores. Esses são dados de estudo realizado pela Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), entre os anos de 2018 a 2022.
De acordo com a pesquisa, no Estado há uma média de 159 casamentos, ao ano, envolvendo menores de 18 anos.
No Brasil, são cerca de 2,2 milhões de adolescentes casadas, ou 36% das menores de idade do país (dados da ONG Girls not Brides). A pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), apontou que, em 2021, ocorreram 3.334 casamentos infantis; 3.176 em 2022 e 718 casórios, nos três primeiros meses de 2023.
O que diz a legislação?
Desde 2019, o Brasil permite o casamento de menores de 18 anos, a partir da chamada “idade núbil”, estabelecida a partir dos 16 anos. Isso está formalizado pela Lei Federal N. 13.811/2019, a qual alterou o artigo 1.520 do Código Civil, que antes determinava que só seria possível, menores de 18 anos casaram, em caso de gravidez.
Apesar da legislação, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem posição contrária ao tema. De acordo com a organização, isso é uma violação ao alcance da igualdade de gênero e o pleno exercício dos direitos femininos.
Relembre casos polêmicos
Em abril deste ano, ocorreu o casamento do prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein, de 65 anos, com uma adolescente de 16 anos, quatro dias após a jovem completar idade legal para formalizar a união.
Na última semana, um pedido de casamento de um policial militar a uma adolescente de 15 anos, na porta de uma escola, no Agreste de Pernambuco também movimentou as redes sociais. De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, o agente vai passar por um procedimento administrativo, afim de apurar as circunstâncias do fato.
Leia mais:
David Almeida segue sendo o favorito à Prefeitura de Manaus
Painel do Clima registra 86,3 mil focos de calor na Amazônia neste ano
Comitê traça planos para garantir combustível ao Amazonas
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook