O Mapa da Desigualdade, um levantamento do Instuto Cidades Sustentáveis (ICS) divulgado nesta terça-feira (26), mostrou que Manaus ocupa o terceiro lugar entre as capitais no ranking nacional de desigualdade social. Com 417 pontos, a capital amazonense ficou na 23ª posição entre as 26 capitais brasileiras. Atrás de Manaus, estão Belém (PA), Recife (PE) e Porto Velho (RO).
O estudo, que analisou 40 indicadores em áreas como educação, saúde, renda, habitação e saneamento, destacou que Manaus é abaixo da média em termos de desigualdade. O mesmo levantamento mostrou, ainda, que a região apresenta disparidade em comparação com capitais de outras regiões socioeconômicas.
Por que Manaus é desigual?
Entre os dados apresentados, Manaus registrou a terceira pior taxa de desemprego entre as capitais em 2023, com 12,8%, ficando atrás apenas de Recife (15%) e Salvador (16,7%). Enquanto isso, a capital amazonense também figura como a terceira pior em taxa de homicídios por 100 mil habitantes, com 55,81, e em homicídios de jovens por 100 mil habitantes, com 234,91.
Além disso, o estudo revelou que Manaus é a terceira capital mais favelizada do país, com mais da metade de seus domicílios localizados em áreas classificadas como favelas pelo IBGE. Isso representa 53,38% dos domicílios na capital amazonense.
No que diz respeito à saúde, a capital amazonense apresenta grande incidência de doenças relacionadas ao saneamento básico inadequado, com 7,1 pacientes por 100 mil habitantes, colocando-a na terceira posição nesse quesito.
Outro dado analisado é a expectativa de vida em Manaus, que é de 59 anos, uma das mais baixas entre as capitais brasileiras, compartilhando esse indicador com Palmas (TO).
Capitais do Brasil por igualdade social
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Belo Horizonte (MG)
- Palmas (TO)
- São Paulo (SP)
- Vitória (ES)
- Cuiabá (MT)
- Porto Alegre (RS)
- Goiânia (GO)
- Campo Grande (MS)
- Rio De Janeiro (RJ)
- Natal (RN)
- Boa Vista (RR)
- Teresina (PI)
- Aracaju (SE)
- João Pessoa (PB)
- Salvador (BA)
- Macapá (AP)
- São Luís (MA)
- Fortaleza (CE)
- Maceió (AL)
- Rio Branco (AC)
- Manaus (AM)
- Belém (PA)
- Recife (PE)
- Porto Velho (RO)
Leia mais:
Seca impacta no preço dos peixes para a Semana Santa
Lula e Macron visitam comunidade indígena em Belém
Começa a Operação de Retirada de Flutuantes em Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook