A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização para o registro da vacina Abrysvo, produzida pela farmacêutica Pfizer, destinada à prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR). A medida foi publicada nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União.
De acordo com a nota divulgada pela Anvisa, a vacina Abrysvo visa combater o VSR, responsável por infecções no trato respiratório, como a bronquiolite, especialmente preocupante em crianças pequenas e bebês. A imunização é indicada para gestantes, a fim de prevenir a doença do trato respiratório inferior em crianças desde o nascimento até os seis meses de idade, por meio da transferência de anticorpos durante a gestação.
“A aplicação da vacina deve ser feita nas mães durante a gestação, não diretamente nos bebês”, ressaltou a agência. Além disso, a dose também foi autorizada para prevenir a doença em pessoas com 60 anos ou mais, considerada uma população de risco para a infecção.
Vacina Abrysvo
A vacina Abrysvo é classificada como bivalente, composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR, e sua administração é intramuscular, em dose única. Segundo a Anvisa, o imunizante deve ser aplicado durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação.
“A observação de alguns efeitos colaterais, como dor no local da vacinação, dor de cabeça e dor muscular, foi reportada”, informou a agência. “No entanto, os benefícios da vacina superam seus riscos, conforme evidenciado pela totalidade das informações apresentadas à Anvisa.”
Esta é a segunda vacina autorizada pela Anvisa para prevenção de infecções causadas pelo VSR, após o registro da vacina Arexvy, da GlaxoSmithKline, destinada à população com idade superior a 60 anos.
Leia mais:
1,8 mil cirurgias de catarata foram realizadas no Delphina Aziz durante mutirão
105 mil estudantes do AM já receberam verba do Pé de Meia
Lei para motoristas de app pode aumentar valor da corrida
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook