terça-feira, julho 2, 2024
31.3 C
Manaus
InícioGeralEducaçãoPelo quarto ano seguido, AM é estado que mais investe em mestres...

Pelo quarto ano seguido, AM é estado que mais investe em mestres e doutores

Publicado em

Publicidade

O Amazonas novamente liderou o ranking anual dos estados brasileiros que mais investem na formação acadêmica de mestres e doutores. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) durante o 64º Fórum Nacional do Confap, realizado em Vitória, Espírito Santo.

O levantamento, realizado pelo presidente do Confap, Odir Antônio Dellagostin, teve como referência o ano de 2023. O Amazonas ocupou a primeira posição na pesquisa, que considerou as bolsas concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pelo Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O maior percentual de bolsas veio do investimento do Governo do Amazonas, via Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) e do Programa de Apoio à Pós-Graduandos Fora do Estado do Amazonas (Posgfe).

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, atribui os resultados ao trabalho do governo: “Estamos muito felizes, porque é uma conquista que se repete, 2020, 2021, 2022 e 2023. Isso é possível porque o governo do Amazonas prioriza a ciência e investe fortemente nessa área, que gera serviços prestados e produção do conhecimento”, disse.

Interiorização da Ciência

Márcia Perales também ressaltou a importância da interiorização da ciência, tecnologia e inovação, uma das prioridades do Governo do Amazonas.

Programas específicos para pesquisadores do interior incluem o Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter, Painter+ e Painter Infra CT&I) e o Programa de Fixação de Recursos Humanos para o Interior do Estado: Mestres e Doutores por Calha de Rio (Profix-RH).

“Os programas permitem que tenhamos mestres e doutores no interior e que eles possam fazer articulações com outros profissionais, alguns no mesmo patamar, com a mesma titulação, e outros não. Estamos sempre olhando para o interior e lançando editais para ampliar essas oportunidades e evitar a migração para Manaus ou para outros estados”, disse Márcia Perales.

Desafios

O presidente do Confap, Odir Antônio Dellagostin, apontou que para que os resultados continuem positivos, é necessário que haja uma vontade contínua de investir em grupos de pesquisa, especialmente em áreas com um número mínimo de pesquisadores qualificados, para que possam evoluir para programas de pós-graduação.

De acordo com Odir, o ponto mais importante dessa relação é o apoio financeiro a programas de pós-graduação emergentes e em consolidação para que avancem no conceito Capes:

“A desconcentração da formação de doutores, que até os anos 2000 ocorria quase só em São Paulo e Rio de Janeiro, está ocorrendo de forma contínua e é muito positiva. Porém, temos estados formando menos de 2 doutores por 100 mil habitantes por ano, enquanto outros estados titulam mais de 20 doutores por 100 mil habitantes por ano. Precisamos fortalecer programas existentes e criar novos programas preferencialmente nos estados com baixo índice de titulação”, afirmou o presidente do Confap.

Investimentos em mestres e doutores

Somente em 2023, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 39 milhões nos programas Posgrad e Posgfe. Os programas oferecem bolsas de Mestrado (MS) e Doutorado (DR), além de auxílio financeiro, para instituições localizadas no estado do Amazonas com programas de Pós-Graduação Stricto Sensu credenciados pela Capes.

Os programas também apoiam residentes do estado que cursam pós-graduação em outras regiões do país, em áreas estratégicas.

No total, foram concedidas 1.049 cotas de bolsas pela Fapeam, além de auxílio financeiro para cinco instituições de ensino e pesquisa do Amazonas por meio do Posgrad. Desse número, 739 foram para mestrado e 310 para doutorado. Já o Posgfe apoiou 20 projetos distribuídos entre DR e MS.

Leia mais:
Ipem-AM reprova produtos típicos de festas juninas em Manaus
Festa dos Visitantes: Como trocar os ingressos?
Dia do Audiovisual: Lula anunciará medidas de apoio ao setor

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Confira a programação de feiras da ADS para julho

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS),...

Senado estuda proibir punição a atletas por manifestações políticas

A Comissão de Esporte (CEsp) se reunirá nesta quarta-feira (3), às 10h, para discutir...

Governo entrega 15 toneladas de insumos para municípios da Calha do Juruá

Como parte do plano de contingência para mitigar os impactos da iminente estiagem prevista...

Caprichoso é o campeão do 57° Festival de Parintins; confira notas

Com o tema "Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas", o Boi Caprichoso é...

Mais como este

Confira a programação de feiras da ADS para julho

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS),...

Senado estuda proibir punição a atletas por manifestações políticas

A Comissão de Esporte (CEsp) se reunirá nesta quarta-feira (3), às 10h, para discutir...

Governo entrega 15 toneladas de insumos para municípios da Calha do Juruá

Como parte do plano de contingência para mitigar os impactos da iminente estiagem prevista...