O avião presidencial VC-1, que transportava o presidente Lula e sua comitiva de volta ao Brasil após dois dias de agenda no México, apresentou problemas técnicos logo após sua decolagem na noite de terça (1).
Avião teve que gastar combustível
Sem a possibilidade de retornar ao solo devido ao tanque cheio, a aeronave deu 50 voltas na área do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles antes de pousar em segurança. O trajeto do voo mostra que o avião em que o presidente estava fez duas voltas em sentido horário, seguidas de 48 voltas em sentido antihorário.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o despejo de combustível antes do pouso durou cerca de cinco horas:
“Depois de permanecer por cerca de cinco horas voando em círculos para despejar combustível, a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo, a aeronave pousou em segurança às 22h16 desta terça-feira (1º) no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (Santa Lucia – NLU), que fica a uma hora da Cidade do México.”, diz a nota da FAB.
Problema foi resolvido durante voo
De acordo com o órgão, o problema técnico apresentado pelo avião presidencial foi descoberto logo após a decolagem e resolvido ainda no ar:
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, informou uma nota liberada enquanto o avião ainda estava em voo.
A natureza da falha técnica não foi divulgada pelo governo. O presidente e a equipe mantiveram a comunicação com o Palácio do Planalto por meio de mensagens e afirmaram estar tranquilos.
Leia mais:
Apostadores devem retirar dinheiro de bets irregulares; veja como
PF prende dois suspeitos de provocar queimadas em Boca do Acre (AM)
Eleitor que faltar o primeiro turno tem 60 dias para justificar
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook