Um casal que praticava abortos clandestinos foi preso pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) nesta quinta-feira (10/07), em Manaus. Eles são suspeitos de realizar ao menos 12 procedimentos ilegais nos últimos dois meses. As prisões ocorreram no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da capital, após monitoramento conduzido pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular da unidade, Adailton Cruz de Souza, de 35 anos, e Daiane dos Santos Vicente da Silva, de 33 anos, divulgavam os serviços por meio de anúncios em plataformas de venda online e cobravam até R$ 1,6 mil por cada aborto, realizado com o consentimento das gestantes.
Esquema era divulgado como “consultoria”
Segundo a investigação, o casal apresentava o serviço como uma “consultoria para interrupção de gravidez”, com atendimento virtual e presencial. A operação policial foi deflagrada após denúncias anônimas indicarem a existência de um grupo criminoso que realizava abortos clandestinos e vendia pílulas abortivas.
“Recebemos informações de que Daiane estaria circulando nas imediações do 1º DIP. Ela foi abordada e, com ela, encontramos várias pílulas usadas para interromper a gravidez. Em seguida, fomos até a residência dela e localizamos o marido, que também participava ativamente do esquema”, explicou o delegado.
Outros envolvidos e continuidade das investigações
Além do casal, uma mulher identificada como Júlia Danielle foi indiciada por ter realizado um aborto com auxílio da dupla na quarta-feira (09/07). A polícia segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
Crimes e penalidades cometidos pelo casal
Adailton e Daiane foram autuados por diversos crimes, incluindo:
- Adulteração e corrupção de produtos terapêuticos
- Tráfico de drogas
- Associação para o tráfico
- Aborto provocado com consentimento da gestante
Eles passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.
Lei mais:
Adolescente morto em Manaus: primo é suspeito de ataque homofóbico
Suspeito de 16 anos é apreendido por morte de adolescente
Ministério dos Direitos Humanos se manifesta sobre morte de adolescente em Manaus
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

