Um relatório divulgado nesta segunda-feira (28) pela Organização das Nações Unidas (ONU), apontou que o Brasil voltou a sair do chamado Mapa da Fome. A lista reúne onde o acesso à alimentação adequada e em quantidade suficiente é um problema, revelando populações que enfrentam fome ou estão em risco de passar fome.
O anúncio foi feito durante evento oficial da 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba, na Etiópia. De acordo com novos números da ONU, menos de 2,5% da população brasileira está em risco de subnutrição, o que tira o Brasil da lista de países com maiores índices de insegurança alimentar.
Brasil no mapa da fome
O Brasil entrou no Mapa da Fome em 2019, após uma época de declínio dos programas sociais voltados para combate à fome. A situação apenas se agravou com a pandemia de Covid-19, que aumentou os índices de insegurança alimentar no mundo inteiro.
Em 2020, um levantamento do mostrou que, na época, o índice da população em insegurança alimentar grave — ou seja, quando existe a subnutrição por períodos prolongados, o que causa doenças e pode até levar ao óbito — era de 9%, ou quase 20 milhões de pessoas. Hoje, esse número foi reduzido para 2,5% (aproximadamente 5 milhões de pessoas).
Autoridades brasileiras reagiram à melhoria dos indicadores de fome no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um post em suas redes sociais, destacando o efeito das políticas públicas na redução dos índices de insegurança alimentar:
“Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: O Brasil está fora do mapa da fome, mais uma vez. […] Uma conquista histórica que mostra que com políticas públicas sérias e compromisso com o povo, é possível combater a fome e construir um país mais justo e solidário”, escreveu o presidente.
Leia mais:
Cetam prorroga inscrições para cursos gratuitos a distância
Mais de 2,6 mil imóveis são ofertados no Feirão Amazonas Meu Lar
Prefeitura elimina 600 pontos de lixo irregular em Manaus
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

