Foi liberada nesta quinta-feira (7), a lista com os nomes dos 10 mil candidatos selecionados na nova etapa do projeto CNH Social, do Governo do Amazonas. O projeto oferece a primeira habilitação gratuita para pessoas de baixa renda.
CNH Social
O projeto é executado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), com suporte tecnológico da Prodam. A empresa pública de tecnologia é responsável por toda a estrutura digital que sustenta o programa, desde o cadastro dos interessados até organização dos agendamentos tanto na capital quanto no interior do Estado.
Do total de contemplados, 3 mil são da capital e 7 mil de municípios do interior. Os nomes podem ser consultados no site: www.detrancidadao.am.gov.br
Os selecionados têm até o dia 29 de setembro para realizar o agendamento e apresentar a documentação exigida nos postos de atendimento do Detran-AM, da capital e do interior.
O projeto CNH Social integra o programa Detran Cidadão, lançado pelo governador Wilson Lima, em 2021. No primeiro ciclo, 40 mil pessoas foram beneficiadas. A meta do segundo ciclo é alcançar 80 mil cidadãos em todo o estado.
Como funciona a seleção
O sistema desenvolvido pela Prodam recebe os cadastros, cruza os dados dos inscritos com o Cadastro Único (CadÚnico) e aplica os critérios técnicos definidos pelo Governo do Estado. O sistema gera uma base com os nomes aptos ao benefício, que pode ser consultada a cada novo chamamento realizado pelo Detran-AM.
Segundo o gerente de Sistemas da Prodam, Alan Laranjeira, a empresa também emprega inteligência de dados para garantir uma distribuição equilibrada das vagas, considerando o tipo de serviço, a categoria e o município:
“A Prodam recebe as diretrizes do Detran-AM e, a partir delas, organiza a quantidade de vagas a serem oferecidas por região, conforme os serviços e categorias disponíveis. Esse processo respeita tanto o porte populacional quanto a capacidade de atendimento de cada localidade”, explica.
Ainda conforme o gerente, a estrutura digital desenvolvida pela Prodam permite que as convocações sejam feitas de forma automatizada, com mecanismos de controle que evitam duplicidades, verificam o cumprimento de critérios sociais e geram listas específicas por região.
Em Manaus, os agendamentos são realizados por meio de sistema próprio nos pontos físicos do Detran-AM. No interior, o processo é feito nos polos regionais, com agendas locais.
*Com informações de assessoria
Leia mais:
Barco Hospital realiza 15ª expedição com atendimentos médicos gratuitos
Prosamin+ do Amazonas é finalista de prêmio global de infraestrutura
Amazonas teve 13.533 casos suspeitos de arboviroses entre janeiro e agosto
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

