Aves, répteis e mamíferos foram retirados de áreas urbanas e encaminhados para avaliação técnica
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Fauna (GFAU), realizou o resgate de 28 animais silvestres em Manaus durante agosto. As ocorrências foram registradas em diferentes zonas da capital e envolveram espécies como aves, répteis e mamíferos que apareceram em áreas urbanas.
Espécies resgatadas em bairros da capital
Entre os animais resgatados estão cinco exemplares de pariri (Geotrygon montana), três urubus-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), duas iguanas (Iguana iguana) e dois jacarés-coroa (Paleosuchus trigonatus). Também foram atendidos registros de jiboia (Boa constrictor), capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), macaco-prego (Sapajus apella), macaco-aranha (Ateles paniscus), sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), entre outros.
Os bairros com maior número de resgates foram Alvorada e Ponta Negra, com três ocorrências cada, seguidos por Adrianópolis, Coroado, Monte das Oliveiras, Parque 10 e São José Operário, com duas ocorrências cada.
Orientações sobre animais silvestres
Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a população tem papel essencial no acionamento correto dos resgates. Ele destaca que a GFAU não atende animais domésticos, como cães e gatos, nem espécies sinantrópicas, como ratos e morcegos.
Para identificar se um animal é silvestre, é preciso observar se não é domesticado, se pertence à fauna regional e se apresenta comportamento típico de seu habitat natural. Em caso de dúvida, a orientação é acionar a GFAU antes de qualquer tentativa de manejo.
Avaliação e reabilitação dos animais
Após o resgate, os animais passam por avaliação técnica e, quando possível, são devolvidos ao habitat natural. Em muitos casos, eles são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizado no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.
Nos Cetas, os animais passam por triagem, tratamento e reabilitação, com objetivo final de serem reintegrados à natureza. As Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas), cadastradas pelo Ibama, também são utilizadas no processo de soltura.
Como acionar o resgate
A população pode solicitar resgates pelo WhatsApp da GFAU, no número (92) 98438-7964, enviando fotos para identificação do animal e a localização. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Leia mais:
Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas ambientais no AM
Ipaam resgata filhote de capivara vendido por R$20 em Manaus
Ipaam apreende madeira extraída ilegalmente em Manacapuru
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

