A Prefeitura de Manaus, por meio da Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quarta-feira (8/10) a operação “Zero Metanol”, com o objetivo de fiscalizar distribuidoras de bebidas alcoólicas e fábricas de bebidas artesanais na capital amazonense.
A iniciativa, coordenada pela Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), mobilizou equipes em dois turnos para identificar e prevenir a venda de bebidas adulteradas com metanol, substância tóxica que já provocou mortes em outros estados, como São Paulo.
Segundo a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, os fiscais verificam rotulagem, lacres, embalagens, notas fiscais e registros no Ministério da Agricultura (Mapa) para garantir a segurança dos produtos. “A ação faz parte do esforço da Prefeitura de Manaus para evitar riscos à saúde relacionados ao consumo de bebidas adulteradas”, afirmou.
Até o momento, 20 estabelecimentos foram inspecionados. Em um deles, na zona Leste, lacres frágeis em garrafas de uísque levaram à coleta de amostras para análise laboratorial. Apesar disso, o estabelecimento segue em funcionamento, pois atendia aos padrões de segurança sanitária.

Orientação à população
A Visa Manaus reforça a importância da denúncia de bebidas suspeitas e orienta os consumidores a verificarem a procedência dos produtos, observando: lacres, validade, rótulos, registro no Mapa e compra apenas em estabelecimentos confiáveis.
O consumo de metanol é extremamente perigoso, podendo causar sintomas graves como visão turva, cegueira, náuseas, vômitos e dores abdominais, e em casos severos levar à morte. Em situações de intoxicação, é necessário buscar imediatamente atendimento médico e contatar o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM) pelos telefones (92) 3305-4702 ou 0800 722 6001.
Denúncias sobre a venda de bebidas adulteradas podem ser feitas à Ouvidoria da Visa Manaus pelo telefone (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].
Leia mais:
Anvisa aciona agências internacionais para compra de antídoto para metanol
Ministério da Saúde recomenda evitar o consumo de bebidas destiladas
Brasil registra 59 notificações de intoxicação por metanol
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

